Nota de Repúdio

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Piauí (CEPEX/UFPI), reunido em 13 de outubro de 2025, repudia as declarações do docente Luís Carlos Sales, feitas em reunião virtual pelo Google Meet, em 25 de setembro de 2025, com os(as) coordenadores(as) dos cursos de extensão vinculados(as) ao Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (PRODITEC).

As referidas declarações imputam a este colegiado suposta “perseguição política” e incitam os(as) coordenadores(as) e discentes a acionar o Ministério Público Federal e a Ouvidoria como forma de “pressão” institucional.

Tais manifestações desrespeitam o colegiado, ferem o decoro e buscam deslegitimar decisões técnicas e impessoais, que são fundamentadas nas normas universitárias e na legislação vigente.

O CEPEX/UFPI reafirma que o debate de ideias, a crítica e o diálogo são valores inerentes à vida universitária, e jamais podem ser transformados em instrumentos de manipulação, difamação ou desrespeito às instâncias legítimas de decisão, não se submetendo a nenhuma forma de coerção ou pressão de qualquer natureza.

Reiteramos o compromisso com a legalidade, a transparência e o diálogo, como instrumentos indispensáveis à convivência e bem estar da comunidade universitária.