VII Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste discute conservação da biodiversidade e avanço científico

Solenidade de abertura ocorreu no Auditório do CT

Teve início, na manhã desta terça-feira (28), a abertura do VII Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE), sediado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento reúne pesquisadores, docentes e estudantes de todo o país para discutir a conservação da biodiversidade e o avanço científico na área de recursos genéticos vegetais.

A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT), no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, e contou com a presença de autoridades acadêmicas, representantes de órgãos públicos, pesquisadores e estudantes. O simpósio é realizado em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Embrapa Meio-Norte, com apoio do Ministério da Agricultura Familiar e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

Representando a Administração Superior da UFPI, o vice-reitor, professor Edmilson Miranda de Moura, destacou a relevância científica e institucional do simpósio. “Este simpósio é de extrema importância porque reúne conferências e palestras que abordam desde o desenvolvimento genético de vegetais até questões ambientais, como o aquecimento global, tema que nos afeta diretamente. É um momento significativo para a UFPI sediar um encontro dessa dimensão, realizado em colaboração com outras universidades e com apoio de ministérios. Serão quatro dias de grandes debates, que promovem o encontro da comunidade científica e possibilitam novas parcerias com nossos grupos de pesquisa, fortalecendo o desenvolvimento do Piauí, do Nordeste e do país. Agradecemos à Rede Nordeste por trazer este evento à UFPI, dando visibilidade à nossa universidade e às pesquisas aqui desenvolvidas”, declarou.

Professor Jardel Oliveira Santos

Durante a abertura, o professor Jardel Oliveira Santos, presidente do simpósio e docente da UFPI, destacou que o evento representa o principal produto da Rede de Recursos Genéticos Vegetais, por fortalecer as ações colaborativas entre instituições nordestinas e promover o intercâmbio científico.

Segundo ele, o simpósio consolida o trabalho da rede ao reunir pesquisadores, professores, estudantes e o público interessado em conhecer mais sobre plantas de valor atual ou potencial. “Este é um evento de grande relevância, o maior produto da Rede de Recursos Genéticos Vegetais, pois consolida as ações que congregam pesquisadores, estudantes, professores e a comunidade em geral interessada nos recursos genéticos vegetais, que são plantas de valor atual ou potencial. Diante das mudanças climáticas, o simpósio reforça a importância de conservar essas espécies para o uso futuro, frente às alterações que acometem o nosso planeta”, afirmou o professor.

Ele também ressaltou que a programação inclui palestras e mesas-redondas que tratam dos recursos genéticos como elementos-chave na busca por soluções para os desafios ambientais contemporâneos. De acordo com o docente, esta edição celebra a diversidade e o alcance nacional do evento, reunindo mais de 145 participantes de todas as regiões do país, o que reforça a importância do encontro sediado em Teresina.

Estudante Mônica Vilanova

Entre os participantes, a estudante Mônica Vilanova, do curso de Engenharia Agronômica da UFPI, destacou o impacto da experiência em sua formação acadêmica e científica. Ela atua na área de melhoramento genético de plantas, sob orientação da professora Regina, e vê o simpósio como uma oportunidade de troca de conhecimentos e divulgação de pesquisas. “Participo do simpósio por já atuar nessa área e por considerar o evento muito enriquecedor. Como é um encontro que envolve todo o Nordeste, posso apresentar meu trabalho, compartilhar o que desenvolvi durante o ano e ampliar meus conhecimentos com os especialistas presentes”, afirmou a estudante.

Dispositivo de honra

Na oportunidade, o dispositivo de honra também contou com a presença do vice-diretor do CCN, Fábio Barros Britto; do coordenador do curso de Ciências Biológicas, Diego Knop Henriques; a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Mara Oliveira; de Fernanda Vidigal Duarte Souza, representando o presidente da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos; e de Giordano Tomaz Ulisses, representando o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PI); 

O VII Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste segue até o dia 31 de outubro, com uma programação que inclui palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos voltados à conservação, manejo e uso sustentável dos recursos genéticos vegetais.

Confira também o instagram @vii_simposiorgvne