
Discussão aconteceu na Sala Arco, no Espaço Rosa dos Ventos
No segundo dia dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2025), realizado nesta terça-feira (4), o Seminário de Iniciação Científica (SIC e SIC-EM – Ensino Médio) e o Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI) abriram sua programação com a palestra “Programas de Iniciação à Pesquisa e Premiações do CNPq”.

Coordenador da PROPESQI, João Marcelo Castro
A atividade contou com a presença do professor João Marcelo Castro, coordenador de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI/UFPI), que destacou a relevância da participação da UFPI nos prêmios e programas de fomento à pesquisa. “A Universidade Federal do Piauí há algum tempo vem concorrendo a essas premiações, inclusive conquistando alguns prêmios. Isso demonstra o crescimento do interesse dos alunos pela pesquisa e o desejo de evolução constante”, ressaltou. O professor mencionou ainda que, no último edital para o Programa Institucional de Bolsas, o número de vagas aumentou para 23 bolsas de mestrado e 12 de doutorado.

A palestrante Lisandra Santos
A palestra foi conduzida pela coordenadora-geral de Cooperação Nacional do CNPq, Lisandra Santos, que apresentou os programas de bolsas ofertados pela agência e seus benefícios. “A cobertura das bolsas vai desde a iniciação científica e tecnológica, iniciação científica júnior, mestrado, doutorado, pós-doutorado, até bolsas para projetos internacionais”, explicou.
Lisandra também enfatizou a parceria consolidada entre a UFPI e o CNPq. “O CNPq incentiva a pesquisa por meio de auxílios e bolsas. Hoje existe uma parceria longeva com a universidade, que possibilita o crescimento da pesquisa e contribui para que a UFPI alcance novos patamares, fortalecendo sua comunidade e o desenvolvimento científico brasileiro”, completou.

O estudante Caio Burton Alencar Pereira vencedor do prêmio CNPq
A palestra também celebrou conquistas: o estudante Caio Burton Alencar Pereira, do curso de Ciência da Computação da UFPI, foi vencedor do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica (IT), na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. “Foi um prêmio muito bem recebido. Acredito que incentiva outros alunos a entrarem e continuarem na pesquisa. A bolsa permite que o trabalho continue na pós-graduação, podendo evoluir até o mestrado”, afirmou.
O projeto de Caio, desenvolvido no âmbito do PIBITI, consiste em um aplicativo móvel que utiliza inteligência artificial para auxiliar no diagnóstico precoce da Doença de Parkinson. A ferramenta analisa imagens faciais para identificar sinais de hipomimia, redução da expressividade facial, um dos sintomas da doença, oferecendo suporte ao trabalho de profissionais de saúde e contribuindo para diagnósticos mais rápidos e precisos.
Programação do SIC e SDTI no SIUFPI 2025
Ainda nesta terça-feira (4), a programação segue com apresentações orais: Ciências da Vida — Sala Arco, Espaço Rosa dos Ventos, às 15h; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes — Sala 358, Anexo CCHL/CCE. As apresentações orais continuam até quinta-feira (6).
Já as apresentações de banners no Espaço Rosa dos Ventos também tiveram início hoje (4) e seguem até quinta-feira (6).
Saiba mais em: https://siufpi2025.ufpi.edu.br/