PRAEC lança Painel de Monitoramento da Assistência Estudantil no XII SEMAE e discute desafios da política de permanência nas universidades públicas

Pró-reitor Emídio Matos durante apresentação do Painel de Monitoramento da Assistência Estudantil

Na manhã desta quarta-feira (05), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, foi aberto o XII Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), com o lançamento do Painel de Monitoramento da Assistência Estudantil, ferramenta que reúne dados e informações sobre investimentos e ações da área na Instituição. O evento, que integra a programação dos VII Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI 2025), traz como debate este ano o tema “Assistência Estudantil nas universidades públicas brasileiras: concepção e desafios”. A programação reúne estudantes, docentes e técnico-administrativos para discutir estratégias que fortaleçam as políticas de permanência no ensino superior público.

Reitora Nadir Nogueira

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou que a assistência estudantil é decisiva para evitar a evasão e garantir a permanência dos alunos. “Não basta democratizar o acesso às instituições de ensino superior. É preciso garantir que os estudantes permaneçam na Universidade. Atuamos fortemente nos fóruns de assistência estudantil, como o Fonaprace, para dialogar, trocar experiências e fortalecer essa rede. As demandas variam entre os campi, e esse diálogo é fundamental”, afirmou.

Pró-reitor Emídio Matos

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, prof. Emídio Matos, ressaltou a importância da programação do primeiro dia, que incluiu palestra com Maísa Miralva da Silva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Goiás (UFG). “A professora Maísa tem uma longa trajetória na assistência estudantil e vai compartilhar experiências que nos ajudarão a aprimorar nossas ações. Hoje também lançamos o painel de monitoramento, um compromisso com a transparência. Todos os dados estão agora acessíveis à comunidade. Além disso, realizaremos uma oficina de planejamento estratégico com equipes dos quatro campi e participação dos estudantes, porque política de assistência se constrói com eles”, destacou.

Maísa Miralva

Em palestra com o tema do evento, Maísa Miralva enfatizou que a assistência estudantil é um instrumento de democracia e combate à desigualdade social. “Democracia não é apenas participar de eleições, é ter acesso aos bens públicos. A educação é uma das políticas mais importantes para reduzir desigualdades, e a assistência estudantil garante que jovens brasileiros possam permanecer e concluir seus cursos”, afirmou.

Após a palestra, ocorreu a mesa-redonda “O presente e o futuro da Assistência Estudantil no Piauí”, com a participação do professor Emídio Matos; e da pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFDPar, Gilvana Pessoa; e da diretora de Assistência Estudantil do IFPI, Juliana Lima.

Mesa-redonda do XII SEMAE

Transparência na gestão da assistência estudantil

Durante o evento, foi apresentado oficialmente o Painel de Monitoramento da Assistência Estudantil, desenvolvido pela PRAEC em parceria com o Curso de Estatística e com a Divisão de Gestão e Avaliação (DGA), vinculada à Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM/PRAEC). A ferramenta reúne dados sobre investimentos e benefícios, como Restaurante Universitário, auxílios financeiros e outros serviços, em todos os campi da UFPI. “É um compromisso com a transparência do recurso público. A população financia a Universidade, e estamos devolvendo essas informações de forma acessível. O painel permite conhecer a universidade e reconhecer o impacto da assistência estudantil”, afirmou o pró-reitor Emídio Matos.

O painel já está disponível para consulta no site da PRAEC, reunindo informações atualizadas sobre investimentos por campus, curso e modalidades de auxílio.

Acesse o Painel de Monitoramento da Assistência Estudantil.