Projeto “PraCiência: espaço que se aprende brincando” transformará Campus de Picos da UFPI em espaço interativo de divulgação científica

Croqui ilustrativo do projeto “PraCiência: espaço que se aprende brincando”

O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/UFPI), em Picos, avança na implantação da Praça da Ciência, do projeto “PraCiência: espaço que se aprende brincando”. A iniciativa, coordenada pela professora Tamaris Gimenez Pinheiro, foi contemplada pelo Programa Praças da Ciência em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e Espaços Científicos Culturais, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a partir da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

A proposta do campus obteve a segunda maior nota do país entre as 176 submetidas ao edital, destacando-se pelo impacto educativo, social e regional. A Praça da Ciência será um ambiente interativo, aberto ao público, que permitirá a experimentação e aprendizado por meio de equipamentos lúdicos e de divulgação científica. Com foco em educação e popularização da ciência, o espaço deverá estimular visitas de escolas e fomentar a curiosidade científica em crianças, jovens e adultos.

“A PraCiência é muito mais do que uma praça temática, ela será um ponto de encontro entre universidade e sociedade. Um espaço onde crianças, jovens e adultos poderão aprender ciência de forma acessível, divertida e transformadora. Nosso desejo é que cada visitante saia daqui com mais curiosidade e mais pertencimento à sua região”, destaca a coordenadora do projeto, professora Tamaris Gimenez Pinheiro.

Além de beneficiar a comunidade externa, o projeto terá impacto na formação acadêmica dos estudantes do campus, especialmente dos cursos de licenciatura e de sistemas de informação, ao criar um ambiente de aprendizagem prática e interdisciplinar. A previsão é que a estrutura esteja em funcionamento até o final de 2027, tornando-se um marco para a difusão científica no semiárido piauiense.

Reunião define próximos passos para instalação

Reunião com a diretoria do Campus de Picos

Para viabilizar a infraestrutura do espaço, a coordenação do PraCiência participou, no dia 4 de novembro, de uma reunião com a administração do CSHNB/UFPI. Estiveram presentes o diretor do campus, Juscelino Francisco do Nascimento; o coordenador Administrativo-Financeiro Giorgi Barbosa Fonseca; o chefe da Divisão de Obras e Serviços Anderson Henrique Miranda da Silva; e o chefe da Divisão de Limpeza, Conservação e Vigilância Tarcísio Gomes de Lacerda.

De acordo com a professora Tamaris Gimenez Pinheiro, o encontro teve como objetivo alinhar ações entre os setores para preparar o local onde a praça será instalada. “Os equipamentos do projeto já foram empenhados e devem chegar ao campus em breve”, conclui.