UFPI é destaque no Congresso da ABRAVAS com pesquisa premiada em parceria com Laboratório de Vigilância de Epizootias e PPGTAIR

Pesquisadores da UFPI durante participação no Congresso da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) esteve presente no Congresso da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (ABRAVAS), um dos principais eventos da área no país, realizado recentemente. A participação contou com uma caravana composta por alunos da graduação em Medicina Veterinária do CCA/UFPI, egressos dos CCA e CPCE, discentes do Programa de Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR/UFPI), além de médico veterinário do Programa de Aprimoramento Profissional do Hospital Veterinário Universitário da UFPI e integrantes do BioParque Teresina.

Durante o congresso, o estudo “Sentinelas Aladas: Vigilância Molecular de Orthoflavivirus em Aves Silvestres na Amazônia Ocidental” foi apresentado e recebeu destaque na programação científica. A pesquisa, de autoria de Pedro Henrique Rodrigues dos Santos, teve como coautores o doutorando do PPGTAIR, Osmaikon Lisboa Lobato e a professora Lilian Silva Catenacci, coordenadora do programa.

O trabalho é resultado de uma colaboração entre o Laboratório de Vigilância de Epizootias da UFPI, o PPGTAIR e estudantes da Universidade Federal do Acre (UFAC), com foco na vigilância molecular de Orthoflavivirus spp. em aves silvestres da região amazônica ocidental. A investigação contribui para o entendimento da circulação desses agentes em ecossistemas naturais, além de reforçar a importância da vigilância integrada para a saúde pública e ambiental.

O resumo foi selecionado para concorrer à premiação na categoria “Estudante”, e, após apresentação oral, conquistou o segundo lugar no congresso, reconhecimento que reforça o papel da UFPI na produção científica voltada à fauna silvestre e à saúde única.