CCE/UFPI comemora 50 anos com programação especial dedicada à memória e às conquistas do Centro

Solenidade abertura aconteceu no auditório Maria Salomé Cabral

Na manhã desta quarta-feira (12), teve início a comemoração alusiva aos 50 anos do Centro de Ciências da Educação “Professor Mariano da Silva Neto” (CCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As atividades, que seguem até o dia 13 de novembro, no espaço do CCE, celebram as memórias, os avanços e as contribuições do centro ao longo de meio século de compromisso com a educação pública.

Grupo Musical Camerata de Violões

A solenidade de abertura contou com a apresentação musical da Camerata de Violões da UFPI, sob a regência do professor e coordenador do projeto, Edson Figueiredo. O grupo apresentou a peça “Cordas do Reisado”, que valoriza elementos da cultura popular nordestina e foi executada no formato de sexteto de violões.

Vice-reitor, Edimilson Moura

O vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Moura, participou da mesa de honra e destacou a relevância histórica do momento. “É um dia muito importante para a Universidade, em especial para o CCE, que completa 50 anos de existência. Desde o início, o Centro tem oferecido cursos que dialogam com a sociedade e compreendem as demandas da nossa comunidade, sendo, portanto, merecedor dessa comemoração pelas suas conquistas”, afirmou.

Diretora do CCE, Eliana Marques

A diretora do CCE, professora Eliana Marques, ao abrir oficialmente as solenidades, enfatizou a força do trabalho coletivo que marca a trajetória do Centro. “Ao longo dessas cinco décadas, houve uma colaboração singular, voltada à construção de um CCE mais inclusivo e dinâmico, profundamente comprometido com o ensino. Desde sua criação, o Centro se expandiu em quantidade e qualidade, fortalecendo seus cursos. A força do coletivo se expressa na capacidade de articular-se e superar desafios”, destacou.

A gestora também ressaltou o significado simbólico da celebração: “Esse é um momento de muita importância e gratidão. Nossa potência humana de pensar, sentir e existir faz da universidade e do nosso centro um lugar melhor para viver e conviver”, completou.

Aluna de Jornalismo, Eduarda Maria

Durante os dois dias de evento, é esperada ampla participação da comunidade acadêmica, especialmente dos discentes, em uma programação diversificada preparada pela coordenação. A estudante de Jornalismo Eduarda Maria Costa manifestou entusiasmo com a iniciativa. “O CCE é o meu principal espaço de convivência, o lugar que está me formando com experiências essenciais para o mercado de trabalho. Por isso, acho importante conhecer mais sobre a sua história e tudo o que foi conquistado nesse tempo”, pontuou.

A celebração marca meio século de contribuições do CCE/UFPI à formação de profissionais comprometidos com a transformação social, à produção científica e ao fortalecimento da educação pública no Piauí e no Brasil. O evento é aberto à comunidade acadêmica e externa, reunindo discentes, docentes, técnico-administrativos, colaboradores, egressos e convidados que ajudaram a construir essa história.

Dispositivo de honra

Compuseram ainda a mesa de honra: o professor Luiz Carlos Sales, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); o professor Eliezer Menda, representando os departamentos do CCE; o professor Pedro Antônio Soares Júnior, representante da FAPEPI; a professora Josélia Maria da Silva Farias, representando as coordenações do CCE; o professor Antônio Ferreira de Sousa Sobrinho, coordenador do Fórum Estadual de Educação do Piauí; o senhor Bartolomeu Carvalho, representante do SINTUFPI; a professora Heloísa Ribeiro da Sena Monteiro, representante docente; o servidor Antônio Gomes da Silva, representante dos técnico-administrativos; a discente Sara Silva Ferreira, diretora do DCE/UFPI; e a estudante Eduarda Maria Costa Ribeiro, representando as atléticas do CCE.