Docentes do PPGEL/UFPI participam de evento internacional em Barranquilla, Colômbia

Entre 4 e 8 de novembro de 2025, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) esteve representada no V Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita em Educação Superior e Contextos Profissionais (ALES) e no VIII Encontro Internacional da Rede de Leitura e Escrita em Educação Superior (REDLEES). Os eventos, realizados na Universidad del Norte em Barranquilla, Colômbia, sob o tema “Rumo à inclusão e promoção de práticas de letramento diversas”, contaram com a participação dos professores Leila Rachel Barbosa Alexandre e José Ribamar Lopes Batista Júnior, ambos do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL/UFPI).

Professores durante participação em evento internacional

Os docentes apresentaram seus trabalhos, levando as pesquisas desenvolvidas na UFPI para o cenário internacional. A professora Leila Rachel, lotada no curso de Letras Libras, apresentou o trabalho “Investigação de narrativas de letramentos acadêmicos: uma proposta de análise pelo viés da Teoria do Caos e da Complexidade”. Já Ribamar Júnior, professor no Colégio Técnico de Floriano, apresentou a comunicação “Construindo pontes entre a educação básica e o ensino superior: ações extensionistas do projeto LPT Acadêmico”.

Em ocasião de apresentação de trabalhos 

Para a professora Leila Rachel, a participação reforça a importância da pesquisa desenvolvida no Piauí: “O Congresso Internacional ALES & Encuentro Internacional REDLEES é um dos principais eventos no mundo sobre temas pertinentes às práticas de leitura e produção de textos em contextos acadêmicos. Nesse sentido, foi bastante importante poder divulgar as pesquisas que fazemos no Colcha de Retalhos: Grupo de Estudos em Letramentos Acadêmicos. Além disso, foi possível estabelecer diálogos e contatos com pesquisadores de várias partes do mundo, o que, com certeza, vai contribuir muito para o avanço do que temos feito na UFPI em termos de pesquisa e extensão.”

Professor Ribamar Júnior apresenta projeto LPT Acadêmico

Já o professor Ribamar Júnior destacou o impacto do projeto LPT Acadêmico (financiado pela FAPEPI e pelo CNPq), chamando a atenção para o protagonismo dos estudantes do ensino médio técnico que atuam como bolsistas de pesquisa e/ou extensão: “Após a apresentação, os participantes, especialmente da América Latina, ficaram impressionados com o fato de estudantes da educação básica receberem bolsas para desenvolverem pesquisas. Além disso, é importante ressaltar a participação de jovens em projetos desde o ensino médio,” afirmou o docente.

O evento também se mostrou fundamental para o futuro do PPGEL/UFPI. A participação possibilitou o contato com vários pesquisadores da América Latina para parcerias futuras, especialmente em razão da disciplina de Letramentos Acadêmicos, que será ofertada pelos docentes no 1º semestre de 2026.

Aproveitando a viagem, os professores também tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da cidade colombiana, como o Museu do Carnaval e a famosa estátua da cantora Shakira.

Confira outras fotos: