Desafio StartUFPI 2025: projeto EcoMadeira desenvolve sistema que analisa cálculo de elementos estruturais em madeira

Projeto EcoMadeira obteve o 3º lugar no Desafio StartUFPI 2025

O projeto EcoMadeira é um aplicativo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como objetivo propor soluções para profissionais da Construção Civil que buscam precisão, agilidade e sustentabilidade no dimensionamento de estruturas de madeira. A inovação foi premiada com a terceira colocada do Desafio StartUFPI, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI).

A equipe do projeto é composta pelo professor do Departamento de Estruturas Eduardo Martins e os estudantes de Engenharia Civil da UFPI, Eduardo Mineiro, Gabriel Melo e Victória Bianka Machado. Como terceira colocada do Desafio StartUFPI, a equipe levou para casa um cheque de R$ 5 mil pelo reconhecimento da inovação da proposta.

O aplicativo funciona por meio de uma planilha de Excel, a fim de facilitar o acesso a profissionais e estudantes de engenharia no dimensionamento de estruturas de coberturas em madeira. Futuramente, o projeto planeja calcular também outras estruturas de madeira, como vigas e pilares.

O coordenador do projeto, professor Eduardo Martins, contou que o projeto sai na frente por trabalhar com madeira, que é um material renovável. “A nossa proposta também tem uma grande vantagem de trabalhar com um material renovável que é a madeira. A gente espera que, daqui a um ano, consiga apresentar, módulos de dimensionamento somente para madeiras de reflorestamento, contribuindo consideravelmente para que a gente tenha cidades sustentáveis”, explicou o professor.

Além disso, o professor espera que, com o projeto, as estruturas de madeira tenham um espaço maior, em comparação com às de concreto armado, que atualmente predominam no mercado brasileiro. 

“As casas que a gente encontra hoje em dia basicamente utilizam o sistema convencional, com blocos cerâmicos. Com paredes e elementos em concreto armado, isso é o que normalmente a gente encontra. Esses materiais têm o seu espaço e a madeira tem também o seu espaço, o que a gente quer é equilibrar o jogo, deixar que a madeira alcance o espaço que ela tem reservado com esse protótipo que vai sair com mais funcionalidades a partir do próximo ano”, ressaltou.

Para os estudantes, o projeto tem um ponto especial, que é o aprimoramento de habilidades externas ao curso. O discente do quarto período de Engenharia Civil, Eduardo Mineiro, relatou como o projeto auxiliou em seu desenvolvimento profissional, especialmente na área da publicidade.

“Participar deste projeto me trouxe várias experiências novas. Eu nunca tinha trabalhado com questões de marketing, de vendas, e a gente teve que apresentar um pitch. Então eu consegui desenvolver muito mais como planejar um negócio, como planejar toda uma apresentação”, comentou.

O estudante destacou ainda o conhecimento teórico adquirido por meio do projeto, revelando não ser um assunto tão abordado no curso. “É um conhecimento de madeira que a gente não vê tanto na universidade, como nesse projeto, que é tão focado nisso. Então é um grande avanço de conhecimento, é um projeto que vai me ajudar bastante daqui para frente”, disse.

Acompanhe também no instagram da UFPI mais detalhes da conquista da equipe. Clique aqui.

O Desafio StartUFPI 2025 premiou três equipes com propostas criativas e inovadoras, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Juntos, os projetos apresentam soluções que contribuem para melhorias sociais e ambientais.