UFPI assina convênio com Alepi para expandir conteúdos educativos na TV e Rádio Assembleia

O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (26)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmou, na manhã desta quarta-feira (26), um convênio com a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por meio da Fundalegis — mantenedora da TV e Rádio Assembleia — para fortalecer e ampliar a produção de conteúdos educativos no estado. A assinatura reuniu a reitora Nadir Nogueira, o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, a diretora da TV Assembleia, Nadja Rodrigues, a superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Dourado, e o diretor da Rádio FM UFPI, Carlos Monteiro.

Pelo acordo, a UFPI passa a produzir e fornecer conteúdos para a programação das emissoras legislativas, além de ter acesso aos estúdios, equipamentos e infraestrutura da TV e da rádio para gravações de projetos especiais. A universidade também indicará profissionais e estudantes dos cursos de Comunicação Social para participação nas produções. Em contrapartida, a Fundalegis garantirá espaço permanente na grade, suporte técnico e divulgação das produções em suas plataformas institucionais.

Reitora Nadir Nogueira 

A reitora Nadir Nogueira destacou que a parceria fortalece o papel social da instituição. “Esse convênio amplia o diálogo e a comunicação do que a UFPI produz. Teremos novos momentos para tratar de pautas de capacitação, sempre com foco no desenvolvimento sustentável do estado e na inclusão da população, reduzindo desigualdades. Esse é o nosso papel”, afirma.

Presidente da Alepi, Severo Eulálio

O presidente da Alepi, Severo Eulálio, celebrou o acordo e ressaltou a importância de dar visibilidade ao trabalho da universidade. “É uma alegria enorme receber a reitora Nadir e assinar um convênio que permitirá que a UFPI divulgue suas ações por meio da nossa TV e rádio. Muitas vezes, o que a universidade faz, fica guardado. Queremos mostrar ao povo do Piauí a importância e o tamanho dessa instituição tão fundamental para o estado”, enfatiza.

Diretora da TV Assembleia, Nadja Rodrigues

A diretora da TV Assembleia, Nadja Rodrigues, reforçou que a parceria amplia o acesso da população ao conhecimento produzido na universidade. “A UFPI é uma das mais importantes instituições de ensino e pesquisa do estado. Todas as semanas já abrimos espaço no programa Palavra Aberta para conversas com representantes da universidade, e também veiculamos boletins produzidos pela UFPI na rádio. Essa parceria abre novas possibilidades para levar informação qualificada ao cidadão”, destaca.

Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Dourado,

A superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Dourado, destacou que a instituição já tem projetos em andamento e deve expandir ainda mais sua produção audiovisual. “Já produzimos conteúdos na Web TV UFPI e temos um acervo de documentários que será digitalizado. Em 2026, com a criação de um novo estúdio, jornalismo, rádio, TV e Coordcom estarão integrados, produzindo para a TV e a Rádio Assembleia e alcançando todo o Piauí”, explica.

Diretor da Rádio FM UFPI, Carlos Jorge Monteiro

O diretor da Rádio FM UFPI, Carlos Jorge Monteiro, explicou que o convênio amplia o alcance das produções da universidade. “Esse termo de cooperação nos permite levar o que é produzido na UFPI para além de Teresina. Já enviamos semanalmente um boletim para a Rádio Assembleia, o que amplia nossa cobertura. Além disso, temos um espaço fixo no programa Palavra Aberta, onde professores, alunos e servidores apresentam projetos e pesquisas da universidade”, ressalta.

Confira mais fotos