V Jornada Científica do PPGTAIR/UFPI promove difusão de conhecimento e integração entre estudantes

Mesa de honra na solenidade de abertura 

A V Jornada Científica “Profª Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), iniciou suas atividades nesta quarta-feira (26), no prédio da Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O evento, que segue até o dia 28 de novembro, reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, com o objetivo de fomentar discussões sobre inovações científicas e tecnológicas por meio da apresentação de projetos de dissertação e teses.

Professor Rodrigo Veras

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Rodrigo de Melo Souza Veras, que integrou a mesa de abertura, destacou o papel do evento na promoção da ciência. “É um momento fundamental, em que alunos e professores têm a oportunidade de apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Isso fortalece a interação entre os participantes e estimula o surgimento de novas ideias e projetos”, ressaltou.

Professora Lilian Catenacci

Para a coordenadora do PPGTAIR, professora Lilian Silva Catenacci, a jornada representa uma importante oportunidade de integração entre os discentes. “Existe uma grande comissão envolvida para que tudo aconteça. A intenção é que alunos e professores conheçam os projetos e estudos em andamento dentro do programa. Essa é a grande contribuição da jornada: permitir conhecer mais”, afirma.

Desde 2023, o evento recebe o nome “Jornada Científica “Profª Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho”, em homenagem à pesquisadora que teve papel decisivo na criação do programa. A programação inclui palestras e apresentações de trabalhos que evidenciam a qualidade das pesquisas desenvolvidas no PPGTAIR.

Professor André Santos

O professor André Santos reforça a importância do encontro para o aprimoramento das pesquisas. “Nesta primeira etapa, os alunos apresentam seus trabalhos e interagem com os professores, o que promove troca de conhecimento. Também são feitos ajustes mais refinados nas dissertações e teses, com sugestões de experimentos e orientações que ajudam o aluno a amadurecer suas ideias e produzir trabalhos mais robustos e qualificados”, explica.

Aluna Amanda Caroline

Para a comunidade acadêmica, a jornada consolida o avanço da pesquisa na área e amplia as oportunidades de networking com outras instituições. A doutoranda Amanda Caroline destaca o impacto do evento na internacionalização das pesquisas. “Conseguimos integrar nossos trabalhos aos de outros discentes e estabelecer contato com instituições, inclusive de outros países, o que contribui para ampliar e internacionalizar nossas pesquisas”, afirma.

A solenidade de abertura também contou com a presença do professor Antônio Augusto Machado Júnior, coordenador do Departamento de Morfofisiologia, representando o diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor Willams Costa Neves, e da professora Maria do Socorro Pires e Cruz, coordenadora de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI.

 

Confira a programação.