Reforço profissional na UFPI: Gestão Nadir Nogueira e Edmilson Moura empossa 80 servidoras e servidores em um ano

Cerimônia de posse de 15 docentes, em 6 de agosto de 2025, para capital e multicampia da UFPI. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A gestão de Nadir Nogueira, primeira mulher a assumir a reitoria na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e do vice-reitor, Edmilson Moura, celebrou um ano no dia 21 de novembro. Desde então, um total de 80 novos servidores e servidoras tomaram posse, reforçando o quadro docente e técnico-administrativo da Instituição.

Reitora Nadir Nogueira

De acordo com a reitora Nadir Nogueira, a conquista do número reafirma a atuação da  Administração Superior em oferecer mais qualidade aos serviços prestados para a comunidade. “Cada servidor que entra é uma alegria para a Universidade porque amplia o nosso quadro técnico para a gente poder desenvolver as atividades de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e inclusão. São muitos desafios. É preciso que a gente conte com esse corpo técnico extremamente qualificado”, afirmou a reitora.

Superintende de Recursos Humanos, Ulisses Meireles, durante posse da servidora Kamilla Samia Gomes Alves de Sá para a SRH/UFPI. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, Ulisses Meireles, reafirmou o compromisso da Instituição durante a gestão da reitora Nadir Nogueira e contou ainda que o Ministério da Educação (MEC) liberou pelo menos 67 códigos de vagas para o próximo ano. “Para 2026, estamos muito esperançosos de começar o ano com o pé direito porque o MEC liberou o quantitativo de novas vagas para a UFPI. Dentro dessas, temos 40 vagas para nível E e 27 vagas para nível D. Além disso, vamos trabalhar na capacitação dos servidores e, juntamente com a PRAEC, estamos desenvolvendo uma política pública de bem-estar aos servidores”, salientou.

Thayssa de Oliveira foi empossada como professora do CPCE. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A professora Thayssa de Oliveira, do departamento de Zootecnia do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), foi a primeira empossada na gestão Nadir Nogueira. Vinda do estado de Minas Gerais, a posse representou à docente a confirmação pessoal que a UFPI está com uma gestão mais representativa e aberta ao protagonismo feminino. “Ser a primeira professora empossada na gestão da reitora Nadir Nogueira representou, para mim, um marco pessoal e institucional. Senti-me honrada e, ao mesmo tempo, profundamente responsável por corresponder à confiança depositada. A posse simbolizou não apenas um passo na minha trajetória profissional, mas também um gesto de valorização da presença das mulheres na liderança acadêmica”, declarou a professora.

Posse do produtor cultural da PREXC/UFPI, Augusto Dantas

O produtor cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), Augusto Dantas, também foi empossado durante a atual gestão, em 5 de fevereiro deste ano. O servidor destacou o acolhimento recebido por ele, que veio de uma universidade pública federal de outro estado. “O acolhimento na UFPI foi ótimo, tanto pelos colegas quanto pelas pessoas do Piauí. Em um primeiro momento é um desafio se acostumar a um novo clima, novos costumes, novos lugares, mas certamente o acolhimento humano ajudou no processo de transição. Como já tinha experiência com o ambiente universitário, já cheguei com alguma familiaridade em relação ao funcionamento interno de uma instituição federal de ensino, porém, encontrei espaço para discutir experiências e aprender coisas novas, algo que tem sido muito valioso”, contou.

Com o objetivo de reforçar ainda mais o quadro de servidores e servidoras da UFPI, a Instituição publicou o edital nº 17/2025, que abre concurso público para preenchimento de 12 vagas de cargos técnico-administrativos destinados aos campi de Bom Jesus, Floriano e Teresina. A seleção será executada pela Coordenadoria de Concursos, Projetos Estratégicos e Seleções (COPESE). As inscrições seguem até 14 de dezembro.

As oportunidades são distribuídas da seguinte forma: Nível superior: 2 vagas para Enfermeiro (Teresina); 1 vaga para Tecnólogo em Educação Física (Teresina); 1 vaga para Engenheiro Mecânico (Teresina); 1 vaga para Tecnólogo em Engenharia Civil (Teresina); 1 vaga para Nutricionista (Teresina); e 1 vaga para Nutricionista (Floriano). Nível médio: 1 vaga para Técnico em Radiologia (Teresina); 2 vagas para Técnico em Contabilidade (Teresina); e 2 vagas para Técnico em Agropecuária (Bom Jesus). Acesse o edital.