UFPI e Prefeitura de União firmam parceria para fortalecer educação e agricultura familiar

As ações estratégicas são voltadas para o fortalecimento socioeconômico e educacional de União

Na manhã desta quarta-feira (17), a Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou reunião com o prefeito do município de União, Gustavo Medeiros, para a apresentação e assinatura do protocolo de colaboração de projetos que irão beneficiar a Instituição e o município.

Na ocasião, dois projetos foram apresentados e protocolados com foco na implementação de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento socioeconômico e educacional de União. O projeto “Escola que Transforma: educação, cultura e inovação” propõe o desenvolvimento de atividades pedagógicas de forma interdisciplinar, integradas às disciplinas curriculares existentes. Já o projeto “Produção Sustentável de Arroz Irrigado para Merenda Escolar” tem como objetivo produzir arroz destinado ao abastecimento regular do programa de merenda escolar do município, por meio da agricultura familiar e do fortalecimento de empreendimentos locais.

Reitora Nadir Nogueira e o prefeito de União, Gustavo Medeiros

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a relevância da parceria para o fortalecimento da comunidade local, com valorização da cultura, das tradições e como forma de complementar as ações desenvolvidas pela gestão municipal.

“Essa parceria trata especificamente de uma pauta que, para nós, é de extrema importância, que é a educação, mas também envolve outros eixos, como a agricultura familiar, a interlocução das famílias com a escola e com a comunidade. Trata-se de um projeto amplo. Ainda vamos estabelecer o plano de trabalho, mas haverá um edital a ser publicado e financiado pelo município, com recursos do Fundeb, especificamente para melhorar a infraestrutura das escolas e adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar. Isso promove movimentação econômica e gera um impacto social importante. A UFPI entra com o protagonismo que possui, com sua expertise nas áreas da agricultura e da educação, e esse escopo pode ser ampliado à medida que o projeto for executado. O papel da universidade é dialogar com os municípios e com a sociedade, oferecendo o que temos de melhor: formação de qualidade, qualificação profissional e inovação”, afirmou.

O prefeito de União, Gustavo Medeiros, também demonstrou otimismo com a parceria e ressaltou que a iniciativa contribuirá para o fortalecimento social e econômico do município, por meio de ações integradas nas áreas da educação, da agricultura e do desenvolvimento local.

“Estamos muito satisfeitos, pois hoje assinamos esse protocolo de intenções com a Universidade Federal do Piauí. A ideia surgiu por meio do professor Edivan e, agora, com esse protocolo, temos a possibilidade de desenvolver diversas ações que vão fortalecer social e economicamente o nosso município, a partir da educação, da agricultura, do fomento à produção local e da valorização da nossa cultura. Além disso, deixaremos um marco de sustentabilidade e progresso nas escolas. Estamos otimistas, pois acreditamos que alcançaremos excelentes resultados”, destacou.

Por meio dessa parceria, a UFPI e o município de União buscam fomentar projetos de caráter econômico, social e ambiental, apoiar eventos, promover a formação e a qualificação profissional e incentivar iniciativas que contribuam para a geração de conhecimento, o aumento da competitividade e o fortalecimento da sustentabilidade econômica e social da região.

Estiveram presentes na reunião: a reitora da UFPI, Nadir Nogueira; o prefeito de União, Gustavo Medeiros; o coordenador de Administração Acadêmica e Complementar (CAAC/PREG), Edivan Vieira; e o Pró-reitor de Planejamento e Orçamento em exercício, Alexandre Rodrigues.