UFPI integra debate sobre inovação com apresentação do ELITHE pelo Sebrae

Encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria da UFPI

Na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, foi realizada, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), uma reunião com o Sebrae Piauí para a apresentação do Ecossistema Local de Inovação de Teresina (ELITHE) com a participação de representantes de instituições de ensino. O ELI é uma iniciativa que conecta governo, universidades (academia), empresas e sociedade civil, com o objetivo de fomentar a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico em Teresina. A proposta é criar um ambiente colaborativo capaz de transformar ideias em negócios e soluções, a partir da abordagem da “Quádrupla Hélice”, que busca alinhar esforços e recursos em prol de um ecossistema de inovação integrado e eficiente.

A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, ressaltou a importância do encontro e da atuação conjunta entre a Universidade e as demais instituições para o fortalecimento do ecossistema de inovação. “Certamente, a reunião vem fortalecer a conexão que a Universidade já estabeleceu com o Sebrae, introduzindo uma discussão que nos permite realizar um diagnóstico interno sobre o que podemos apresentar, neste momento, para integrar esse ecossistema. O objetivo é ampliar a eficácia das entregas e acelerar as inovações que já estamos promovendo, ao mesmo tempo em que intensificamos o diálogo e a interação com empresas e instituições como o IFPI, a UESPI, a FAPEPI e o próprio Sebrae. É fundamental ampliar esse intercâmbio para evitar ações isoladas, em que cada instituição atua sem conhecimento dos desdobramentos das demais, como o avanço das startups. Precisamos, portanto, sistematizar essa atuação em um plano de ação já existente no Sebrae e na UFPI, institucionalizando projetos, definindo prioridades e estabelecendo quais produtos serão entregues à sociedade”, destacou.

Representando o Sebrae, a consultora Ana Karina da Silva ressaltou os principais pontos discutidos durante a reunião. “Reunimos na UFPI a reitora Nadir Nogueira e os coordenadores que atuam à frente de departamentos ligados à inovação e ao empreendedorismo para apresentar o que é o Ecossistema Local de Inovação e como o Sebrae o estruturou e vem fomentando por meio de investimentos em ações. Um dos objetivos é proporcionar à Reitoria um maior conhecimento sobre o ecossistema e, a partir disso, iniciar uma conectividade que gere mais eficiência operacional. O foco é alinhar o que a UFPI já desenvolve em inovação e investimentos ao nosso plano de ação, potencializando impactos e resultados, como o aumento do número de startups e de negócios inovadores, além de conectar as ideias que surgem na academia ao mercado”, afirmou.

O professor José Carlos Raulino, representando o Instituto Federal do Piauí (IFPI), destacou a relevância da integração entre as instituições de ensino superior para o fortalecimento do ecossistema de inovação. “É fundamental compreender que o ecossistema local de inovação depende da integração de todas as instituições, como a academia, o setor produtivo, os governos e a sociedade civil. Precisamos unir essas ações para constituir um ambiente realmente positivo, capaz de gerar resultados concretos para toda a sociedade”, explicou.

O coordenador de Administração Acadêmica e professor da UFPI, Edivan Carvalho Vieira, responsável pela articulação da reunião com o Sebrae, explicou os próximos encaminhamentos para a consolidação do ecossistema. “Vamos nos reunir internamente para discutir nossa articulação institucional, mapear as ações em andamento e identificar quem são os atores da inovação na UFPI. A partir disso, dialogaremos com esses atores para definir nossa atuação enquanto parte do ecossistema. Em seguida, iremos interagir com as demais instituições, articulando ações a partir daquilo que elaboramos e executamos internamente”, concluiu.

Também estiveram presentes na reunião o pró-reitor de Planejamento e Orçamento em exercício, Alexandre Rodrigues; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), Rodrigo Veras; a professora Socorro Cruz, coordenadora de Infraestrutura de Pesquisa em exercício na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação; a gerente de Inovação da PROPESQI, Elayne da Silva Figueiredo; da Secretaria do NINTEC/UFPI, Cândida Beatriz Rodrigues; o professor da UFPI, Ricardo de Andrade Lira Rabelo; o gerente da INEAGRO, Luiz Augusto de Oliveira; da Coordenação do ICEV, Sílvia Piva; e a agente local de inovação do Sebrae, Raíra Nayara.