
SRH promove campanhas voltadas para o cuidado com a saúde. Foto: Arquivo SCS/UFPI
A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) encerra 2025 com um balanço positivo de ações voltadas à valorização de servidoras e servidores, tanto na ampliação do quadro de profissionais quanto no fortalecimento de políticas de capacitação e bem-estar no ambiente institucional. Ao longo do ano, a SRH desenvolveu diversas iniciativas direcionadas aos profissionais que atuam na Instituição, com foco na melhoria das condições de trabalho, na qualificação profissional e na qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade.
Nomeação de servidoras e servidores

Superintendente da SRH/UFPI, Ulisses Meireles. Foto: Arquivo SCS/UFPI
Entre os principais destaques de 2025 está a nomeação de novos servidores. A SRH realizou a posse de 87 servidoras e servidores, entre 39 técnico-administrativos em Educação e 48 professores. De acordo com o superintendente de Recursos Humanos, Ulisses Meireles, a ação é considerada importante para o funcionamento da Universidade, uma vez que esses profissionais desempenham atividades de suporte administrativo e pedagógico, garantindo a regularidade das atividades acadêmicas e administrativas, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
“Somos a porta de entrada e saída da UFPI. Conseguimos durante este ano ocupar 45 vagas de docentes e 35 vagas de técnico-administrativo. Também desempenhamos a política de desenvolvimento da força de trabalho de alguns setores da UFPI, principalmente, na parte administrativa. Essa política poderá ser utilizada na alocação dos novos códigos de vagas que virão do MEC”, destacou o superintendente de Recursos Humanos, Ulisses Meireles.
Além disso, a SRH garante a qualidade das atividades acadêmicas por meio da contratação de professores substitutos, somando atualmente quase 200 docentes, sendo 112 contratados em um ano.
Ações de promoção à saúde e integração
Durante o ano, a SRH promoveu uma série de ações voltadas à qualidade de vida, à saúde e à integração dos servidores e servidoras da UFPI. Entre as iniciativas, estiveram campanhas digitais com conteúdos educativos e palestras com profissionais da área da saúde.
Em agosto, foi realizada uma ação em parceria com o plano de saúde GEAP, oferecendo gratuitamente serviços como aferição da pressão arterial, glicemia capilar e orientações gerais de saúde. Já em setembro, a SRH promoveu um evento voltado à prevenção do suicídio, com palestras, atividades de ginástica, serviços de saúde, lanche e sorteio de brindes, reunindo gestores, professores, estudantes e representantes da instituição.
No mês de outubro, em alusão ao Outubro Rosa, a superintendência disponibilizou 40 vagas para a realização de exames preventivos, em parceria com o Hospital
Universitário da UFPI, além de realizar entrevistas e divulgação de conteúdos educativos voltadas à saúde da mulher. Além disso, a SRH apoiou a campanha Novembro Azul, incentivando o cuidado com a saúde do homem e promoveu uma palestra educativa voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, com orientações sobre diagnóstico precoce, exames preventivos e cuidados com a saúde masculina.
Cursos de capacitação
A qualificação profissional também foi prioridade em 2025.Foram ofertadas 10 ações de desenvolvimento por meio de instrutores internos e 9 ações de desenvolvimento por meio de contratações de empresas externas.As iniciativas resultaram na capacitação de 173 servidoras e servidores em áreas alinhadas às demandas do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), identificadas e validadas pela SRH.
O superintendente Ulisses Meireles destaca as suas expectativas para o ano que vem. “Para 2026, estamos muito esperançosos de começar o ano com o pé direito, porque o MEC já liberou quantitativos de novas vagas para a UFPI. Dentro desse total, teremos 40 vagas de nível E e 27 vagas de nível D. Além disso, vamos continuar investindo na capacitação dos servidores e, em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), estamos trabalhando na construção de uma campanha e de uma política pública de bem-estar para os servidores da UFPI”, afirmou.
Ulisses Meireles ressalta ainda que as ações de qualificação e bem-estar têm como objetivo melhorar tanto a qualidade de vida dos servidores quanto o atendimento prestado à comunidade. “A sociedade ganha a partir do momento em que recebe um serviço mais eficiente, mais rápido e com mais qualidade. A avaliação de 2025 é positiva, pois conseguimos organizar os fluxos de trabalho e já observamos resultados, com processos tramitando de forma mais ágil e encerramos o ano sem acúmulo de demandas”, destacou.