
Aplicativo Minha UFPI+ foi lançado pela STI em 2025
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), encerra o ano de 2025 com grandes contribuições à comunidade acadêmica, como melhorias em infraestrutura, lançamento de aplicativo para pagamento de refeições no Restaurante Universitário (RU) via Pix, maior agilidade no suporte à atividades administrativas, novo Portal UFPI, novo site da COPESE, o Sistema Integrado de Seminários (SUSE) e módulo de Assistência Estudantil no SIGAA.

Superintendente da STI, Clédjan Torres. Foto: Arquivo SCS/UFPI
A Superintendente da STI, Clédjan Torres, destaca que logo no início do ano o órgão realizou adesão à um contrato de manutenção de rede melhor adequado à realidade da Universidade. Neste ano, o trabalho da STI contemplou a realização da reestruturação de toda a rede no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, e a substituição dos switches centrais de todos os campi fora da sede, por equipamentos de maior capacidade, para possibilitar maior ampliação dessa rede no futuro. Em 2025, foram mais de 1.500 atendimentos relacionados à manutenção de rede, manutenção de computadores, impressoras e atendimentos técnicos em geral.
2025 também foi marcado por uma inovação muito aguardada pela comunidade que se alimenta nos restaurantes universitários: o pagamento por Pix, facilitando a vida do usuário ao eliminar a necessidade de filas para compra de fichas em papel, com a compra das refeições diretamente pelo aplicativo Minha UFPI+.
“Este ano, entregamos diversas soluções que facilitaram a rotina de atividades de estudantes e servidores. Um grande exemplo disso foi a entrega da solução do sistema de gestão dos restaurantes universitários, com a implantação e aprimoramento do aplicativo Minha UFPI. Essa solução permitiu aos usuários dos restaurantes a poder pagar via PIX as refeições”, explica a Superintendente ao destacar outra inovação que também impacta a comunidade acadêmica e o público em geral, a entregamos do novo site institucional da UFPI. “Entregamos uma nova página institucional mais segura e dentro dos padrões exigidos pelo governo federal.”, comentou Torres.
A superintendente Clédjan Torres também afirma que o investimento de 1 milhão e meio em um novo servidor foi o grande destaque do ano nas ações da STI, o que possibilitou a melhoria no desempenho de sistemas e oferta de novos serviços digitais. “O ponto de maior destaque, sem dúvida, foi o investimento de um milhão e meio em um super servidor (computador de grande porte) de grande capacidade de processamento, memória e armazenamento. Esse equipamento possibilitou à STI a migração dos serviços críticos para dentro dessa estrutura, trazendo mais segurança e eficiência”, explicou.
Para os próximos anos, as inovações seguem como meta. Dentre os planejamentos estão a implantação de um novo módulo médio e técnico adaptado às novas normativas, o desenvolvimento de um sistema para as progressões docentes e progressões dos servidores técnico-administrativos (TAES). Nos próximos meses, também será iniciada a implantação do diploma digital para a pós-graduação stricto sensu e residências.
Por fim, a superintendente agradeceu a dedicação das equipes do órgão, que participaram das inovações da superintendência.“ Agradeço a cada servidor, terceirizado e bolsista que fazem parte dessa jornada. A tecnologia é formada especialmente por pessoas, e graças a elas conseguimos transformar desafios em resultados”, finalizou.