
Encontro aconteceu no Gabinete da Reitoria
Na manhã desta terça-feira (6), a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir do Nascimento Nogueira, recebeu alunas do ensino médio participantes do Projeto de Extensão “Saphira – Mulheres na Engenharia: o Despertar Começa na Escola” no Gabinete da Reitoria, no campus de Teresina. O encontro teve como objetivo promover um diálogo sobre perspectivas e desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente universitário, especialmente nas áreas das engenharias.
A reunião contou com a presença da coordenadora do Projeto Saphira, professora Renata Shirley de Andrade, e do pró-reitor de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), professor Marcos Lira.

Reitora Nadir Nogueira
A reitora da UFPI destacou que, atualmente, apenas cerca de 25% das matrículas nos cursos de graduação em Engenharia da Instituição são ocupadas por mulheres, ressaltando a importância do Projeto Saphira para fortalecer sonhos e inspirar meninas da educação básica pública do Piauí a superarem barreiras de gênero por meio do ingresso no ensino superior.
“É um projeto com um objetivo muito importante, que é trazer as meninas para conhecerem a estrutura da Universidade, o sistema pedagógico e as perspectivas de formação na área da Engenharia, para que possam ter mais convicção sobre o que desejam para o futuro, mas também consciência das dificuldades que ainda precisam ser superadas, especialmente do ponto de vista de gênero, já que se trata de uma profissão historicamente marcada pela predominância masculina”, declarou a professora Nadir Nogueira.

Professora Renata Shirley
A coordenadora do Projeto Saphira explicou que o encontro com a reitora teve como propósito apresentar às estudantes a trajetória da primeira mulher a ocupar o cargo máximo da UFPI, bem como os desafios inerentes à função. “O projeto busca estimular o público feminino a ingressar nas áreas das ciências e da tecnologia por meio da realização de práticas laboratoriais com materiais não convencionais em escolas do município e do Estado. Esse contato acontece ainda na fase escolar, quando elas estão decidindo sua trajetória profissional. Conhecer esse universo contribui significativamente para a tomada de decisão”, afirmou a professora Renata Shirley.

Pró-reitor da PROPLAN, Marcos Lira
O pró-reitor Marcos Lira enfatizou o compromisso da gestão da UFPI com a promoção da equidade de gênero no ambiente acadêmico. “Em 54 anos de história, esta é a primeira vez que a UFPI tem uma mulher à frente da Reitoria. Trata-se de um processo desafiador, mas a Universidade desenvolve diversas iniciativas voltadas à equidade e à inclusão das mulheres na ciência. Esperamos que vocês aproveitem a oportunidade de conhecer a UFPI e, futuramente, desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, destacou.

Estudante Gabriele Sousa
A estudante Gabriele Sousa, do CETI Letícia Macedo, reforçou a relevância do Projeto Saphira para sua trajetória acadêmica. “Vivenciamos momentos importantes de reflexão sobre a participação das mulheres, tanto nas engenharias quanto nas universidades e no campo educacional como um todo. Acredito que isso nos ajuda a ter perspectivas melhores para o futuro, definir áreas de atuação e perceber que a UFPI oferece muitas oportunidades”, concluiu.
O Projeto Saphira existe desde 2024 e é coordenado pelas professoras Renata Shirley de Andrade e Bruna da Silveira Lira, contando com a atuação de 10 alunas do curso de Engenharia Civil da UFPI. A iniciativa ocorre em parceria com o projeto Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Acesse também o instagram @saphira.ufpi.