UFPI abre edital de 200 vagas para cursos do PRILEI em Teresina e Bom Jesus

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou o edital do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral da Universidade Federal do Piauí (PRILEI/UFPI) para o período letivo 2026.1. As inscrições serão realizadas via envio de formulário eletrônico (https://www.prileiufpi.com.br/) do dia 15 de janeiro até às 20 horas de 24/01/2026; o resultado final sai dia 9 de fevereiro e a convocação está prevista para 23/02.

Os cursos têm modalidade presencial em regime de alternância, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026. Serão 50 vagas para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Campus de Bom Jesus; 50 vagas para Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais, 50 para Licenciatura em Artes e 50 para Mediação Cultural, Licenciatura em Matemática e suas Tecnologias, estes últimos três em Teresina. Serão 50% das vagas (100) destinadas para a Ampla Concorrência e a outa metade para às políticas de Ações Afirmativas (cotas).

A seleção tem como público alvo: professores - preferencialmente da rede pública do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - sem qualificação nas áreas ofertadas, com prioridade para pessoas sem graduação superior; e estudantes com Ensino Médio completo que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em pelo menos uma edição entre 2015 a 2025, com compromisso de realização de 1 ano de residência docente na rede pública. Os professores que se inscrevem no Edital devem comprovar a atuação na rede pública em pelo menos 1 ano de serviço, por meio de contracheque atualizado.

Os objetivos desse Edital são ofertar cursos de licenciaturas e de formação continuada inovadoras que atendam as necessidades da política curricular da Educação Básica e da formação de seus professores; promover adequação da Pedagogia e das Licenciaturas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); a adequação dos cursos de formação continuada para professores, diretor escolar e equipe técnica e pedagógica; oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura para professores na área de conhecimento em que atuam, de modo a contribuir com o alcance de Metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A seleção busca ainda prestar apoio técnico e financeiro, em caráter suplementar, às Instituições de Ensino Superior (IES); uso de metodologias ativas, do ensino híbrido, do empreendedorismo e do uso pedagógico das tecnologias digitais e sociais no desenvolvimento de propostas formativas inovadoras para a Educação Básica; estimular a articulação das instituições de ensino superior (pós-graduação, pedagogia e licenciaturas) com as redes de ensino; e incentivar oferta de novos formatos de cursos de formação, por meio de licenciaturas multidisciplinares em rede com ênfase na vivência prática da escola básica.

As vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) são destinadas exclusivamente aos(às) candidatos(as) egressos(as) de escola pública ou de escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público, observando, se for o caso, os demais critérios, como Heteroidentificação, Pessoa com Deficiências e/ou Baixa Renda. 

Neste sentido, os(as) candidatos(as) que tenham cursado total ou parcialmente o Ensino Médio em escolas particulares brasileiras ou estrangeiras, inclusive os que tenham cursado com bolsa integral de estudos, e nem candidatos que tenham estudado em escolas comunitárias (com exceção das que atuam na educação do campo em convênio com poder público), filantrópicas ou confessionais poderão concorrer apenas às vagas de AMPLA CONCORRÊNCIA. 

O processo seletivo é realizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) e da Coordenação Institucional do PRILEI/UFPI, em regime de colaboração com as secretarias estadual e municipais de educação.

Edital completo aqui.