Reitora Nadir Nogueira se reúne com deputado Merlong Solano para formalização de emenda destinada à construção de usina fotovoltaica

Encontro aconteceu no Gabinete da Reitoria

A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir do Nascimento Nogueira, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (14), no Gabinete da Reitoria, no Campus de Teresina, com o deputado federal pelo Piauí, Merlong Solano, para a formalização de emenda parlamentar destinada à construção de uma miniusina de energia fotovoltaica na instituição. O projeto tem como objetivo fomentar atividades de ensino, pesquisa e inovação, além de contribuir para a redução das despesas da Universidade com energia elétrica.

A reitora destacou a importância da parceria da gestão universitária com os governos federal e estadual, bem como com parlamentares, para a garantia de recursos voltados ao investimento em projetos inovadores que beneficiem a comunidade acadêmica e sirvam de referência para a sociedade. “O objetivo da emenda é a construção de uma miniusina fotovoltaica para reduzir nossos gastos com energia e, assim, possibilitar mais investimentos em laboratórios, na comunidade universitária e em pesquisas. Agradecemos ao deputado Merlong Solano pelo apoio contínuo à nossa Universidade”, afirmou Nadir Nogueira.

O deputado federal ressaltou a necessidade de destinar recursos para a educação, considerada uma prioridade do Governo Federal e da bancada piauiense no Congresso Nacional. Merlong Solano reafirmou o compromisso de contribuir com um total de R$ 8 milhões para o projeto, a serem destinados ao longo de dois anos. “Como sei que esse projeto demanda um investimento superior a R$ 4 milhões, reafirmo o compromisso de alocar o mesmo valor também no orçamento de 2027, permitindo que a usina seja construída de forma modulada”, concluiu o parlamentar.

Participaram da reunião a reitora Nadir Nogueira; o deputado Merlong Solano; o pró-reitor de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Marcos Lira; a superintendente de Comunicação Social (SCS), Jacqueline Dourado; o prefeito universitário (PREUNI), Marco Antônio Mastrângelo; o pró-reitor de Administração (PRAD) em exercício, Hugo Marinni; e o gerente Administrativo e Financeiro do Hospital Universitário (HU-UFPI), Acácio Veras.