Seguindo o cronograma de visitas aos Polos para acompanhamento das atividades acadêmicas do período letivo 2025.2, as Coordenações Institucional, Adjuntas e de Cursos estiveram nessa segunda-feira, 12 de janeiro, no Polo de Currais, que oferta os cursos de Geografia e de Pedagogia Intercultural Indígena.

Coordenadores com a turma de Pedagogia Intercultural Indígena
A comitiva do Programa, formada pela Coordenadora Institucional, Profa. Glória Ferro; Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura; Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais; Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana; e Coordenador do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, foi recepcionada pelos Coordenadores Locais, Prof. Cícero Barros (Coordenador do Polo de Currais – Sede) e Prof. Marciel Castro (Coordenador do Polo do PARFOR Equidade de Currais – Sede).

Coordenadores com a turma de Geografia
Segundo a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, é sempre uma grande satisfação voltar ao Polo de Currais. “As visitas permitem a discussão de questões administrativas, o acompanhamento bem de perto das atividades acadêmicas e uma aproximação ainda maior entre as coordenações. Esse contato é fundamental para a realização do nosso trabalho, sempre pautado no diálogo e no coletivo. As visitas aos Polos também são necessárias para fortalecer a parceria com as secretarias de educação no âmbito do regime de colaboração que norteia o Programa”.

Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro
O Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, reitera a importância desse contato direto com os Polos. “Visitar as turmas e conversar com alunos, professores, coordenadores, secretários de educação e com a comunidade em geral, nos permite conhecer mais de perto os problemas e anseios do público-alvo. Como dizia o Papa Francisco: "A igreja não pode se comunicar com os fiéis apenas por correspondência. Uma mãe não se comunica com o filho apenas por carta". Seguimos essa mesma lógica”, afirma.

Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura
Para a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, as visitas aos Polos onde se realizam os cursos do PARFOR Equidade permitem acompanhar as condições de funcionamento dos cursos no início de cada período. “Ouvimos as demandas específicas dos estudantes e dos professores e isso é fundamental para alinharmos as ações pedagógicas. As visitas também oportunizam o diálogo dos coordenadores locais com os coordenadores dos cursos e a equipe gestora do PARFOR. Essa articulação institucional objetiva, em última instância, o fortalecimento do princípio da gestão compartilhada na formação docente executada pelo Programa”.

Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais
O Prof. Cícero Barros, Coordenador do Polo de Currais – Sede, avalia que esse acompanhamento no início do período letivo é de suma importância para o bom desempenho das atividades acadêmicas e zelo pela educação de qualidade. “Essa visita fortalece a imagem da Instituição dentro dos municípios e abrilhanta a parceria com as secretarias municipais de educação. Vale ressaltar que os cursistas se sentem acolhidos pela Universidade Federal do Piauí”.

Prof. Cícero Barros (primeiro da direita para esquerda) e coordenadores na escola onde ocorrem aulas do curso de Geografia
O Prof. Marciel Castro, Coordenador do Polo do PARFOR Equidade de Currais – Sede, enfatiza que esse acompanhamento é o pilar principal para que o curso se mantenha fortalecido. “A palavra é gratidão. É isso que nós, da Pedagogia Intercultural Indígena da sede de Currais, sentimos em receber a nossa Coordenação Institucional do PARFOR, pois é esse contato mais de perto que nos deixa animados e nos fortalece para seguirmos firmes nosso propósito. Que Deus abençoe a todos e obrigado por essa parceria”.

Prof. Marciel Castro (primeiro da esquerda para direita) e coordenadores em escola onde ocorrem aulas do curso de Pedagogia Intercultural Indígena
Agradecendo a presença dos coordenadores, Lorena Batista, cursista de Geografia, deseja que sempre haja essa troca produtiva e enriquecedora com a Universidade e os departamentos competentes. “Estamos sempre prontos para ouvir suas considerações e sugestões sobre o curso e como podemos melhorar para dar o melhor ensino e conhecimento aos nossos alunos. Vamos continuar trabalhando juntos para fortalecer o curso e oferecer uma educação de qualidade para nossos estudantes”.

Turma de Geografia com a Profa. Bartira Viana, Coordenadora do Curso
O Coordenador do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, menciona que os relatos dos alunos durante as visitas evidenciam o bom desenvolvimento do curso. “Iniciamos as visitas aos Polos, e ao ouvirmos os cursistas, ficamos cada vez mais convencidos de que Universidade Federal do Piauí está no caminho certo, cumprindo com sua função social e que o curso está atingido seus objetivos que é o reconhecimento, a valorização da diversidade étnica do estado, a promoção do diálogo de saberes e a interculturalidade”.

Prof. Raimundo Nonato (segundo da direita para esquerda) e demais coordenadores com a professora formadora Elizabeth Zanon
A comitiva do PARFOR/UFPI também esteve em Bom Jesus e Cristino Castro. Durante as visitas, foram realizadas reuniões nas Secretarias de Educação dos municípios para tratar sobre futuras parcerias.
Confira mais fotos:

Durante encontro na Secretaria Municipal de Bom Jesus

Durante encontro na Secretaria Municipal de Cristino Castro

Coordenadores conversam com turma de Pedagogia Intercultural Indígena

Coordenadores conversam com turma de Geografia