Polo de Picos recebe visita das Coordenações Institucional e de Cursos e discute ampliação da oferta de cursos

Nessa segunda-feira (26), foi a vez do Polo de Picos, que oferta os cursos de Educação Bilíngue de Surdos e Educação Especial Inclusiva, receber a visita das Coordenações Institucional e de Cursos para acompanhamento das atividades acadêmicas do período letivo 2025.2.

Turmas receberam equipe do PARFOR/UFPI com café da manhã compartilhado

Participaram da visita a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; o Coordenador do Curso de Educação Bilíngue de Surdos, Prof. Clevisvaldo Lima; e a Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes. A equipe foi recebida pela Coordenadora do Polo de Picos, Profa. Ana Paula Almeida.

Visita à Secretaria de Educação de Picos

Durante conversa com as turmas, a Profa. Glória Ferro ressaltou que o compromisso maior do PARFOR/UFPI é com a qualidade da formação. “É por isso que fazemos questão de realizar esse acompanhamento bem de perto, de modo que possamos avaliar como os cursos estão se desenvolvendo e identificar as principais demandas, buscando os melhores meios para solucioná-las”, explicou.

Profa. Glória Ferro em conversa com a turma de Educação Especial Inclusiva

Na ocasião, também foi realizada reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Picos. O encontro visou o fortalecimento da parceria entre o Programa e o município, discutindo a possibilidade de oferta de novos cursos. De acordo com a Secretária de Educação, Mary Dantas, o município já manifestou interesse por novas turmas pelo novo PAR (Plano de Ações Articuladas/MEC) e está sendo realizado um levantamento para definição de quais cursos o município e a região têm a necessidade de ofertar.

Equipes do PARFOR/UFPI e da Secretaria de Educação de Picos 

A Coordenadora local, Profa. Ana Paula Almeida, agradeceu às Coordenações do PARFOR/UFPI pelo acompanhamento atento e sempre presente. “Esse cuidado faz toda a diferença para o bom andamento das atividades e demonstra o compromisso com a qualidade da formação e com o apoio aos cursistas”, destacou.

Professoras Glória Ferro e Ana Paula Almeida

Segundo Luana de Sousa Lima, cursista de Educação Bilíngue de Surdos, é muito significativo contar com a presença dos Coordenadores no Polo. “Esse acompanhamento fortalece nossa trajetória acadêmica e mostra que não estamos sozinhos, mas amparados por uma equipe comprometida com uma educação de qualidade, justa e inclusiva. Agradeço especialmente à Coordenadora de Polo, Profa. Ana Paula, à Coordenadora Institucional, Profa. Glória Ferro, e a toda a equipe de apoio pela presença no Polo da UFPI/CSHNB. Esse gesto reforça o compromisso coletivo com nossa formação e nos inspira a transformar desafios em conquistas".

Turma de Educação Bilíngue de Surdos com coordenadores

Ana Maria Romualdo, cursista de Educação Especial Inclusiva, também enfatizou a relevância desse momento para todos. “Juntamente com os demais discentes do curso, ressalto a grande importância da visita de nossas coordenadoras Glória Ferro, Ana Valéria e demais integrantes da equipe. Esse momento foi fundamental para o esclarecimento de dúvidas, troca de pontos de vista e o repasse de algumas necessidades do curso, visando melhorias e soluções. Agradecemos pela disponibilidade, pela escuta atenta, pelo diálogo aberto e pela visita, que reforçam o compromisso com uma formação cada vez mais inclusiva e de qualidade”, disse.

Educação Especial Inclusiva com coordenadoras

O Coordenador do Curso de Educação Bilíngue de Surdos, Prof. Clevisvaldo Lima, destacou a satisfação pelo bom andamento do curso. “Percebemos nesses encontros que o curso está cada vez melhor, as coordenações de Polo têm feito um excelente trabalho dentro dos municípios e, enquanto coordenador de curso, consigo ver que o curso está funcionando como deveria”.

Prof. Clevisvaldo Lima (segundo da direita para esquerda) durante visita à turma

Para a Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes, a visita aos Polos é relevante por inúmeras razões. “Além de podermos ver de perto a realização do curso, temos a oportunidade de conhecer e ouvir as demandas dos alunos, perceber em que aspectos é possível melhorar e, por fim, desenvolver soluções para as dificuldades. Acima de tudo, esse contato enriquece todos os envolvidos. É revigorante!”, frisou.

 

Coordenadora do Curso de Educação Especial Inclusiva, Profa. Ana Valéria Fortes

O professor surdo Wanderson Siqueira, que está atuando como professor formador na turma de Educação Bilíngue de Surdos, ministrando a disciplina "Prática de Libras III", agradeceu a visita e o acompanhamento das atividades acadêmicas realizadas durante a aula de prática de Libras. "Foi uma honra receber os coordenadores. São especiais, e eu dei uma lembrancinha à Coordenadora Institucional. Foi um momento feliz de troca e observação do trabalho em desenvolvimento".

Professor Wanderson Siqueira entregando lembrancinha para a Profa. Glória Ferro

Confira mais fotos da visita: