Projeto de Extensão da UFPI é finalista do Prêmio LED 2026 e leva inovação em apicultura ao cenário nacional

Em ocasião de atividade desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas (GTA). Foto: Arquivo SCS/UFPI

O Projeto de Extensão “Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas (GTA)”, do Colégio Técnico de Floriano (CTF), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é um dos 15 finalistas do Prêmio LED 2026 - Luz na Educação, iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Globo. A seleção coloca o projeto do CTF/UFPI entre uma das experiências mais transformadoras do país na área educacional, concorrendo com outras iniciativas de diferentes regiões brasileiras. 

Criado em 2008, o GTA é formado majoritariamente por alunos do curso Técnico em Agropecuária do CTF, além de ex-alunos que hoje estão na graduação e continuam contribuindo com as atividades do grupo. Idealizado e coordenado pelo professor de Apicultura, Laurielson Alencar, o projeto integra ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação técnica, no empreendedorismo rural e na preservação ambiental.

Professor Laurielson Alencar. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Entre as principais ações desenvolvidas está o projeto “Remoção de Enxames de Abelhas Africanizadas das Zonas Rural e Urbana de Floriano”, por meio do qual já foram removidos mais de 450 enxames desde sua criação. A iniciativa contribui diretamente para a segurança da população, prevenindo acidentes e, ao mesmo tempo, assegura a preservação das abelhas, fundamentais para o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade. “No caso da sociedade, o projeto de remoção de enxames de abelhas africanizadas, é importante para evitar acidentes graves com pessoas e animais domésticos” ,conforme explicou o professor Laurielson.

Além da remoção de enxames, o GTA desenvolve o Projeto Jovem Empreendedor Rural, que incentiva estudantes e produtores a iniciarem na apicultura. O grupo realiza a doação de kits compostos por colmeias, macacão, fumigador e equipamentos básicos, promovendo capacitação técnica e fortalecendo o associativismo em comunidades rurais. “O projeto jovem empreendedor rural dá um apoio para ex-alunos e produtores rurais familiares iniciarem suas criações de abelhas, possibilitando a geração de renda extra e consumo de um alimento saudável, no caso do mel”, explicou o docente.

Atualmente, o GTA conta com cerca de 25 alunos participantes, que se reúnem semanalmente para planejar ações, discutir temas técnicos e organizar atividades, incluindo workshops e eventos acadêmicos.  O projeto também atua com educação ambiental, promovendo visitas técnicas, recepção de escolas, exposições em datas comemorativas como o Dia Mundial da Abelha, além de parcerias com instituições de ensino e pesquisa. Na Fazenda Experimental do CTF, os estudantes desenvolvem atividades práticas em apiários e meliponários, fortalecendo a formação profissional e o compromisso com a inovação no campo. “Nossas ações, realizadas há mais de 17 anos, visam promover a preservação das abelhas, o desenvolvimento sustentável e geração de renda”, finalizou o professor. 

Essa é a segunda vez em que um projeto da UFPI está entre os finalistas do Prêmio LED. Em 2023 o projeto Educar Nestante venceu a premiação. A plataforma educacional foi desenvolvida na pandemia e para ajudar alunos e professores de cinco escolas da zona rural do semiárido piauiense. O resultado do Prêmio LED 2026 será anunciado em abril, durante o programa Especial LED - Luz na Educação, exibido pela TV Globo.