UFPI e CAMEM discutem ampliação de vagas, atualização do PPC e novo prédio para Medicina de Picos

Reunião ocorreu na sala de reuniões da PREUNI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) para tratar da liberação de vagas discentes, da atualização do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e da ampliação da infraestrutura do Curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (25), na sala de reuniões da Prefeitura Universitária (PREUNI), no campus sede, em Teresina.

Pró-reitora da PREG, Gardênia Pinheiro

A pró-reitora de Ensino de Graduação (PREG) da UFPI, professora Gardênia Pinheiro, explicou que a liberação de novas vagas para os cursos de graduação dependerá de análise técnica das condições de infraestrutura, dos campos de prática e do dimensionamento do corpo docente. “No encontro, reforçamos que a reformulação do PPC precisa estar alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais e às normativas institucionais, garantindo que o documento traduza um modelo de formação atualizado e socialmente comprometido”, destacou.

Professora Patrícia Batista

A coordenadora do Curso de Medicina de Picos, professora Patrícia Batista, ressaltou que o acompanhamento da CAMEM ocorre desde a fase de implantação do curso no município. Segundo ela, a reunião desta semana trouxe encaminhamentos a partir de apontamentos feitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), após avaliação institucional.

“Essa reunião contemplou demandas indicadas pelo INEP, como a construção de um novo bloco de salas de aula, a realização de concurso para novos professores efetivos e ajustes processuais no PPC do curso. Desde já, agradecemos a receptividade e a colaboração da Administração Superior. Já fomos contemplados com R$ 4,1 milhões para a construção do novo bloco, o que fortalece a missão da UFPI de oferecer infraestrutura de excelência, assegurando que nossos estudantes tenham formação adequada para prestar atendimento em saúde com qualidade à população de todo o Piauí”, afirmou Patrícia Batista.

Participaram da reunião a pró-reitora Gardênia Pinheiro; o prefeito universitário, Antônio Mastrângelo; o diretor de Gestão de Recursos da PROPLAN, Alexandre Rodrigues; a coordenadora de Projetos, Obras e Serviços de Engenharia da PREUNI, Marina Freire Miranda; a coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica (CARA/PROPLAN), Luísa Xavier; a coordenadora do Curso de Medicina de Picos, Patrícia Batista; além dos representantes da CAMEM Eliana Goldfarb Cyrino (Unesp), Aluísio Gomes da Silva Júnior (UFF) e Dione Tavares Maciel (UFPE).