
Componentes da mesa de abertura na solenidade
Na noite desta quarta-feira (17), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a solenidade de posse das novas diretorias do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, para o quadriênio 2025–2029.
No CSHNB, tomaram posse o professor Juscelino Francisco do Nascimento, como diretor, e a professora Ana Roberta Vilarouca da Silva, como vice-diretora. Já no CEAD, assumiram o professor Idelmir Ferreira dos Santos, como diretor, e o professor doutor Leomá Albuquerque Matos, como vice-diretor. A cerimônia foi presidida pela reitora da UFPI, Nadir Nogueira.

Reitora Nadir Nogueira
Durante a solenidade, a reitora Nadir Nogueira parabenizou os novos gestores que assumem os mandatos para os respectivos centros e destacou a importância do compromisso com a Instituição. “Deixo uma mensagem de otimismo. A Universidade é um patrimônio nosso. Como patrimônio, ela precisa ser cuidada e zelada, sem que nos afastemos, em nenhum momento, da nossa missão de formar e qualificar profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e para a promoção da justiça social”, afirmou.

Professor Juscelino Francisco do Nascimento
O professor Juscelino Francisco do Nascimento, empossado como diretor do Campus de Picos, ressaltou a satisfação em assumir a função pela segunda vez e reforçou o compromisso com o fortalecimento dos cursos de graduação. “Me sinto privilegiado por assumir essa missão, que é desafiadora, mas que acolho com gratidão à comunidade acadêmica. Nossa expectativa é realizar um bom trabalho, com atenção especial ao fortalecimento dos cursos de graduação, buscando melhorias nas avaliações internas e externas”, pontuou.

Professor Idelmir Ferreira dos Santos
Já o professor Idelmir Ferreira dos Santos, novo diretor do CEAD, também enfatizou a responsabilidade do cargo e os desafios que se apresentam, especialmente no contexto orçamentário e nas transformações do ensino a distância. Ele ressaltou, ainda, o papel fundamental da equipe na gestão. “Me sinto feliz e, ao mesmo tempo, consciente dos desafios. Enfrentar essas demandas com o apoio da equipe é essencial, pois sem esse trabalho coletivo não seria possível avançar”, concluiu.
Confira mais fotos:



