Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes de odontologia realizam atendimento em gestantes e bebês

Estudantes de odontologia realizam atendimento em gestantes e bebês

Um dos atendimentos odontológicos mais delicados é, sem dúvida, a gestantes e bebês. São inúmeras as dúvidas das mães quanto a saúde bucal dos filhos recém-nascidos e em relação ao seu próprio tratamento odontológico durante a gestação. Pensando nisso, há 15 anos estudantes e professores do curso de odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vêm desenvolvendo o Programa Preventivo para Gestantes e Bebês (PPGB), viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFPI) por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos.

O PPGB é um programa de extensão universitária desenvolvido no Instituto de Perinatologia Social do Piauí, anexo da maternidade Evangelina Rosa. Atualmente, 15 alunos do curso de odontologia da UFPI, além de estudantes de mestrado participam do projeto. Segundo a coordenadora do projeto e professora de Odontopediatria da UFPI, Lúcia de Deus, a ideia é trabalhar de forma educativa e preventiva tendo como público alvo gestantes e bebês de até três meses de idade.

"A odontologia é preventiva, portanto, uma mãe bem educada tem filhos bem educados. Chamamos isso de pré-natal odontológico. Às vezes uma mãe não sabe que se ela não tiver com a saúde bucal em bom estado pode prejudicar o bebê, pois elas ainda têm muitos mitos populares sobre o atendimento odontológico durante a gestação e de recém-nascidos", explica a professora.

Com a ajuda da mãe, estudantes utilizam a técnica "joelho-a-joelho" para dar mais conforto ao bebê

Desde a implantação do projeto, em 27 de abril de 1997, mais de 230 alunos do curso de odontologia da UFPI já estagiaram no PPGB. O projeto conta ainda com seis publicações em revistas especializadas, uma tese de doutorado defendida na Universidade de Brasília (UNB) e uma tese de conclusão de curso apresentada na Unicamp.

Rafael José, estudante do 7º período de odontologia da UFPI, participou do projeto de extensão no primeiro semestre do ano passado e avalia a experiência de forma positiva, tanto para os graduandos quanto para as gestantes.

"Foi ótimo, serviu demais para o meu aprendizado. Eu achei mais interessante porque trabalhar com bebê e gestante é mais delicado e raro. Além disso, você tem que aprimorar a odontologia preventiva, que hoje é tão forte", acrescenta o estudante.

Estudantes realizam palestras para orientar as gestantes

O atendimento do PPGB funciona de segunda a sexta, gratuitamente, das 7h30 às 11h30 no anexo da Evangelina Rosa. Todos os dias, três estudantes realizam o atendimento com o acompanhamento de um professor da UFPI. Ao todo, dez mil bebês estão cadastrados no projeto.

"Não deixamos de atender nenhum paciente. Primeiro fazemos a triagem dos que estão cadastrados para saber qual tipo de atendimento requer para o bebê e gestante. Fazemos desde a prevenção de cáries até tratamentos mais complexos. O retorno acontece a cada três meses e assim estamos contribuindo para que as crianças se desenvolvam com uma boa saúde bucal", finaliza  Lúcia de Deus.