Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa mostra que usuários do RU tem colesterol mais baixo

Pesquisa mostra que usuários do RU tem colesterol mais baixo

Uma pesquisa de mestrado realizada pela nutricionista Sueli Teixeira, que atua no Restaurante Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), constatou diferenças entre estudantes universitários usuários e não usuários do Restaurante Universitário - RU do campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Segundo a pesquisadora, "os estudantes usuários do RU apresentaram uma ingestão melhor de nutrientes antioxidantes, vitaminas e minerais, e níveis sanguíneos de colesterol e LDL significativamente mais baixos do que nos não usuários do RU". Para a pesquisadora, ficou evidenciado que a alimentação servida no RU conferiu proteção aos estudantes que frequentam o local, uma vez que o índice elevado de colesterol no sangue configura-se como fator de risco para doenças cardiovasculares.

Sueli Teixeira nutricionista do Restaurante Universitário de Teresina

Preocupada com a alimentação da comunidade universitária, a UFPI oferece por dia, mais de 11 mil refeições balanceadas e com qualidade higiênica e sanitária, nos 7 restaurantes universitários instalados nos 5 Campi da Instituição. No cardápio são oferecidas cinco preparações, que na maioria das vezes compreende: arroz, feijão, salada, carne, farofa e uma fruta como sobremesa.

Confira o cardápio do Restaurante Universitário de Teresina, no Instagram: @ufpi

Em Teresina, o atendimento é oferecido em três unidades, situadas nas proximidades da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários- PRAEC, no espaço Rosa dos Ventos e no Centro de Ciências Agrárias(CCA). A comunidade dos Câmpus Fora de Sede, em Bom Jesus, Picos, Parnaíba e Floriano também dispõem de Restaurante Universitário que funciona com as mesmas características dos RUs do campus de Teresina.

Diariamente, na capital é atendida uma demanda de até 5.500 refeições. Nos Câmpus Fora de Sede, varia entre 1.200 e 2000 refeições. Os Restaurantes cumprem ainda importante ação pedagógica sendo utilizados como laboratório e campo de estágio para os estudantes do curso de Nutrição da UFPI em Teresina e Picos, bem como para alunos de Nutrição de instituições particulares conveniadas aos câmpus de Parnaíba e Floriano.

Estudantes almoçam no Restaurante Universitário, unidade central de Teresina

No Campus Ministro Petrônio Portella, na unidade I, localizada próximo à PRAEC, funciona a central de produção de alimentos que são distribuídos nos três RUs. Os profissionais responsáveis pelo preparo das refeições recebem treinamentos periódicos sobre higiene pessoal e dos alimentos, respeitam as técnicas para as boas práticas na alimentação e são supervisionados por profissionais e estudantes de Nutrição.

Segundo Albecy Rocha, que trabalha há 37 anos no RU da UFPI, existe uma relação afetiva com os serviços prestados neste período. "Eu me comparo como um filho da Universidade, conheci estudantes que hoje são professores e doutores. Para trabalhar aqui é necessário muito amor e carinho. Eu tenho orgulho de fazer parte da UFPI", destacou o profissional.

Quanto ao cuidado com os alimentos, o processo começa desde a etapa de recepção e armazenamento. "A primeira medida é verificar a validade e o estado das embalagens dos produtos. Se não estiverem em bom estado, são imediatamente devolvidos ou descartados", explicou Benedito Carvalho, um dos chefes de cozinha e também responsável pela despensa do Restaurante Universitário.

Benedito Carvalho responsável pelo armazenamento dos alimentos do Restaurante Universitário

Expansão da Estrutura do Restaurante Universitário

Uma das grandes preocupações é o desperdício de alimentos. O índice ainda é superior a 10%, onde o recomendado é inferior a esse percentual. Algumas medidas já estão sendo implantadas visando reduzir o desperdício. Com o objetivo de conscientizar os usuários sobre o impacto gerado com este desperdício, o porcionamento das preparações está sendo revisto na tentativa de sensibilizar os usuários a só aceitarem a quantidade e a preparação que realmente irão consumir.

Na intenção de melhor atender os usuários a Prefeitura Universitária (Preuni) da UFPI já iniciou estudos e projetos para a construção de um novo Restaurante Universitário. A nova unidade se localizará nas proximidades do Centro de Tecnologia, em frente à Residência Universitária e o projeto contemplará uma central que irá abastecer e cozinhar os alimentos, bem como um refeitório com atendimento self-service. "O aluno ficará à vontade para colocar a sua comida, somente no item protéico terá alguém servindo", pontuou Jaudimar Vieira, coordenadora de Nutrição e Dietética dos RUs da UFPI. "O autosserviço será uma medida para aumentar a satisfação do usuário e mais uma tentativa de redução do desperdício de alimentos", destacou a coordenadora.

Jaudimar Vieira, coordenadora dos RU's da UFPI

Os Restaurantes Universitários atendem exclusivamente os estudantes UFPI (ensino médio, graduação e pós-graduação), os funcionários e os servidores terceirizados, e visitantes em atividades acadêmicas ou técnicas na Instituição. Ficam abertos para o almoço de segunda a sábado e para o jantar de segunda a sexta- feira. O valor da refeição é um dos mais baixos do país. Estudantes de graduação, mestrado e doutorado pagam oitenta centavos; dos funcionários e servidores terceirizados é cobrado o valor de um real e vinte e cinco centavos; para os visitantes, a tarifa é três reais; os alunos dos Colégios Técnicos, os beneficiários do programa bolsa alimentação e os moradores das residências universitárias são isentos de taxa.

Vídeo mostra como funciona o Restaurante Universitário: