Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança primeiros livros infantis

EDUFPI lança primeiros livros infantis

Na última quarta-feira (26) foram lançados os primeiros livros infantis editados pela Editora da UFPI - EDUFPI. Escritos pela professora do curso de Artes Visuais da UFPI, Neila Rocha Siqueira, e ilustrado pelos alunos que fazem parte do Projeto de Ilustração e Animação (PIA), os livros são "A Casa de Anabela" e "Os dentes de Maurício".

"A Casa de Anabela era um poema que foi escrito em 2003 e depois ganhou correção e versos novos. A inspiração surgiu quando voltava para casa de ônibus e avistei uma moça na janela, imaginei estar em seu lugar e observar toda a fumaça e barulho dos ônibus. Minutos depois passei por um local bem arborizado e com um rio ao fundo. Quantas transformações Campina Grande (Paraíba) tinha passado! Quantas "Anabelas" já não vivenciaram isso? O progresso chegando, o verde indo embora. O livro deixa o recado para que cuidemos mais das nossas árvores, do nosso mundo. Escrito em rimas, traz mais ritmo e alegria para nossa vida", explica a autora Neila Rocha Siqueira.

O livro "Os dentes de Maurício" nasceu da intenção da professora de ajudar seu filho Gabriel, na época com apenas um ano e seis meses de idade, a enfrentar a fase do nascimento dos primeiros dentinhos. No prefácio da obra, o cirurgião-dentista Dr. Luiz Gustavo Oliveira, coordenador do Projeto Social Dentista do Bem, destaca a importância de livros dessa natureza para ajudar as crianças a compreenderem questões ainda de difícil entendimento para elas. "Estimular a imaginação dos pequenos é a melhor forma de ajudá-los a entender questões não muito claras para sua pouca idade. Esse é o caso da saúde bucal. Elas sabem que têm dentes, mas como falar sobre cárie, mau hálito e outras questões? Neila usou sua imaginação criativa e lúdica de artista multimídia e criou esta brilhante história que ensina nossas crianças sobre a importância de cuidar da saúde de seus dentes".

Projeto de Ilustração e Animação (PIA)

O PIA, Projeto de Ilustração e Animação, tem como missão capacitar alunos para produzirem ilustrações para livros infantis e curtas metragens em animação utilizando técnicas e materiais diversos, aproximando os alunos de Licenciatura em Educação Artística e Licenciatura em Artes Visuais de um mercado de trabalho em expansão nestas duas áreas. Além de levar essas produções para a comunidade em forma de palestras, oficinas, lançamento dos livros e exibição dos curtas.

O PIA surgiu da necessidade de criação de um grupo de estudos e produção nas áreas de ilustração e animação. O Termo PIA vem da linguagem coloquial de "espiar, olhar", em algumas regiões do nordeste as pessoas falam "pia isso!" (Olha isso!). É neste ambiente de espiar, entender e buscar aprendizado que o PIA se insere.