Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Amariles Borba recebe o título de Professor Emérito da UFPI

Amariles Borba recebe o título de Professor Emérito da UFPI

A cerimônia de concessão do título de "Professor Emérito" à Professora Amariles de Sousa Borba foi realizada na tarde desta terça-feira (25), no Cine Teatro da UFPI, com a presença do Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes, da Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Conselho Universitário, superintendentes, corpo docente da UFPI, diretores de centros, além de familiares, amigos da homenageada e estudantes.

O Reitor Arimatéia Dantas agradeceu a todos os presentes e declarou que a professora Amariles Borba é um exemplo a ser seguido. "Sinto-me horado com a oportunidade de entregar esse título e saiba que isso é um reconhecimento de todo o povo do Piauí pelo seu trabalho prestado na educação e na saúde pública do estado", declarou.

Vice-Reitora Profª. Drª. Nadir Nogueira fala sobre a homenageada

Na apresentação da homenageada, a Vice-Reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira, falou do significado do nome Amariles: "nome de uma flor, também conhecida como Açucena, flor da imperatriz, pela imponência e porque atrai todos os olhares. A vida acadêmica e profissional da médica pediatra e nutricionista Amariles de Sousa Borba é marcada pela beleza e força da flor que os pais escolheram para o seu nome".

A professora Nadir Nogueira foi autora da proposta da concessão do título de "Professor Emérito" para a professora Amariles Borba. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário. Nadir Nogueira apresentou um breve relato da vida acadêmica e profissional da homenageada.

Amariles Borba é natural de Floriano e foi muito jovem para o Rio de Janeiro, onde fez faculdade de medicina e nutrição, e especialização médica em pediatria. Ao retornar para o Piauí, começou a atuar em Teresina como pediatra e docente da UFPI, contribuindo para a formação de médicos, nutricionistas e enfermeiros. Além da forte atuação em órgãos de saúde e combate a doenças que acometem a população piauiense, especialmente de Teresina.

Professora homenageada Amariles de Sousa Borba agradece a comenda

"Com mais de sete décadas de vida, a professora Amariles de Sousa Borba é ativa e proativa, acredita no poder transformador da educação, na sua relação com as boas práticas na saúde e ainda no atendimento a esses direitos assegurados na nossa constituição. Ela é reconhecida pela competência e compromisso com o que faz. Inteligência, sensibilidade, espírito humanístico, amor a arte e pela capacidade de reconhecer que estamos permanentemente aprendendo", destacou a professora Nadir Nogueira no discurso de apresentação.

Amariles Borba recebeu o título das mãos do Reitor Arimatéia Dantas. "Hoje é um dia muito especial, celebra uma história de vida. Propus-me a ensinar aquilo que me foi oportunizado ao escolher essa profissão. Guiei-me por dois pilares: o da educação e o da saúde. Tenho orgulho de me encontrar com pessoas que lá atrás foram meus alunos e hoje são profissionais éticos. Sigo com a certeza: na atividade acadêmica fui feliz", declarou emocionada a homenageada.

Veja reportagem na Web TV da UFPI:

Confira mais fotos: