Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Realizada abertura do III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI (ENID)

Realizada abertura do III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI (ENID)

O III Encontro de Iniciação à Docência da UFPI (ENID/ UFPI) teve início na noite dessa quinta-feira (27), no Espaço Noé Mendes. Estiveram presentes na solenidade de abertura a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; a Coordenadora do PIBID/UFPI; Prof.ª Dr.ª Antonia Dalva; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes; a Vice-Diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Gardênia Sousa; o Vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Carlos Sait; a representante dos Câmopus fora de sede, Prof.ª Marly Macedo; o palestrante Gustavo Filho, PIBID/Picos; o Prof. Dr. Jacques Therrien (UFC/UECE); a Coordenadora do NINTEC; Prof.ª Dr.ª Rita de Morais; e o representante dos discentes, Francisco das Chagas.

Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destaca ações e resultados do PIBID na UFPI

A Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destacou o sucesso do Programa na UFPI e a sua importância para a formação e valorização dos profissionais da educação. "Gosto muito de citar Guimarães Rosa quando diz que "o mestre não é aquele que ensina, mas aquele que de repente aprende", e o PIBIB é muito isso. O Programa cria esse ambiente, um ambiente onde o aluno ainda em formação, atue como um transformador, utilizando uma das mais importantes ferramentas, a educação. Hoje, pelos dados apresentados, considero o PIBID um dos maiores programas do Governo Federal no que diz respeito ao cuidado com a educação no nosso país. A UFPI possui mais de 1.800 bolsistas. Isso é resultado de trabalho, é resultado das competências que estão à frente desse grande Programa", afirmou.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Antonia Dalva, Coordenadora do PIBID/UFPI, além da concretização dos objetivos aos quais o Programa se propõe, oportunizando aos estudantes participantes o exercício da docência, os auxiliando na definição da carreira profissional e no desenvolvimento e aprimoramento de competências relativas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, o PIBID possui um alcance social, pois colabora para a melhoria considerável do ensino, estimulando os estudantes da educação básica a ingressarem no ensino superior, tornando o que até um tempo atrás era praticamente impossível, em realidade concreta.

Prof.ª Dr.ª Antonia Dalva, Coordenadora do PIBID/UFPI

O evento foi aberto pela Orquestra Sinfônica da UFPI. O Prof. Dr. Helder Silveira (CAPES) ministrou a Conferência de abertura com o tema "Formação de Professores". Logo após a conferência, foi feita a apresentação teatral do espetáculo "O Tempo", o grupo é coordenado pelo professor Raimundo Nonato Lima dos Santos, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos.

O evento será realizado no período de 27 a 29 de novembro de 2014, nos Espaços Noé Mendes e Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí. O objetivo é consolidar o espaço instituído pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na UFPI (PIBID UFPI), instituído no âmbito da Capes, tornando públicas as ações realizadas desde o último encontro.

Apresentação de trabalhos

As apresentações dos trabalhos serão na forma de comunicação oral e pôster. As comunicações orais serão realizadas no dia 29/11/2014 no Espaço Universitário Integrado II, no CCN. Os autores terão 10 minutos para exposição dos trabalhos. Ao término das apresentações, será aberto espaço para discussão. Sobre os pôsteres, deverão ser fixados no Espaço Rosa dos Ventos, de 10h às 12h. A apresentação dos pôsteres terá início a partir das 14h.

Serão apresentados trabalhos das áreas de artes, biologia, ciências da natureza, educação física, filosofia, física, geografia, gestão de processos educativos, história, letras-português, letras-inglês, letras-francês, matemática, música, pedagogia, química, sociologia e PIBID diversidade.

Confira mais fotos do evento:

Confira aqui a programação completa.