Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Simpósio Internacional de Morfogênese começa nesta quinta-feira (27)

Simpósio Internacional de Morfogênese começa nesta quinta-feira (27)

Na manhã desta quinta-feira (27) teve início o I Simpósio Internacional de Morfogênese e Diferenciação Celular. O evento, que se estenderá até amanhã (28), é promovido pelo Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ao longo dos dois dias, palestras e mesas-redondas debaterão assuntos relacionados à divisão celular, anatomia, histologia, entre outros temas, no Cine Teatro da UFPI.

Dispositivo de honra do I Simpósio Internacional de Morfogênese e Diferenciação Celular

A abertura da conferência contou com a apresentação artística do estudante de música Daniel Santiago, que ao lado de seu violão solo tocou canções próprias, como também de compositores renomados, sendo um deles Monzart Araújo. Na ocasião, foi composto o dispositivo de honra, que contou com a presença da Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz; a chefe do Departamento de Morfologia, Prof.ª Dr.ª Carla Leite; e o presidente da comissão organizadora do Simpósio, Prof. Dr. Airton Mendes Conde Júnior.

Presidente da comissão organizadora do Simpósio, Prof. Dr. Airton Mendes Conde Júnior

O Professor Airton Mendes foi o responsável por dar as boas-vindas aos participantes da conferência. "É uma alegria realizar um evento deste porte na nossa Universidade, poder discutir a ciência em alto nível no Piauí. Eu tenho certeza que teremos debates proveitosos e vamos extrair o máximo", destacou.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Para a Vice-Reitora eventos como este são importantes para ampliar o desenvolvimento da pesquisa. "O assunto que será tratado no Simpósio é contemporâneo e de extrema relevância. Quando nós falamos em morfologia o que nos vem à cabeça é anatomia, histologia, e eventos como este nos dá a oportunidade de desmembrar ainda mais a temática. Sem dúvidas, aqui durante os dois dias de Simpósio será palco de importantes discussões", ressaltou.

Participantes assistem à abertura do I Simpósio de Morfogênese no Cine Teatro da UFPI

O Simpósio não só atraiu a comunidade da Instituição, como também chamou a atenção de estudantes de outras universidades, no caso de Beatriz Murilo da Costa, aluna de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). "Espero adquirir conhecimentos, principalmente no que diz respeito às células cancerígenas, uma vez que é uma doença que não apresenta cura", pontuou.

Prof.ª PhD Nicolle M Le Douarin, palestrante francesa no I Simpósio de Morfogênese

Os inscritos podem aguardar palestras de renomados pesquisadores não só do âmbito nacional, como também internacional. É o caso da Prof.ª PhD Nicolle M Le Douarin, que abordará a palestra "O desenvolvimento de quimeras na compreensão da embriogênese e morfogênese".