Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI desenvolve ações para estudantes com necessidades especiais
Início do conteúdo da página

UFPI desenvolve ações para estudantes com necessidades especiais

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Nesta quarta-feira (03) é o dia internacional da pessoa com deficiência. É uma data instituída pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) a preocupação com a acessibilidade ganhou força com o Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva (NEESPI), idealizado pela Prof.ª Dr.ª Ana Valéria Marques. A Instituição passou por adaptações e construções, como o piso tátil, bebedouros, rampas nos estacionamentos, duas salas de estudo com impressoras, computadores e softwares braile na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB). A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) também disponibiliza bolsistas para auxiliar os estudantes com necessidades educacionais especiais.

No próximo ano, será iniciada a construção do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) que irá oferecer auxílio aos alunos que possuem algum grau de deficiência. De acordo com a Prof.ª Dr.ª Ana Valéria Marques, o Núcleo contará com laboratórios de informática, duas salas de atendimento e biblioteca com livros em áudio. "É importante que cada disciplina tenha livros adaptados, para que facilite o desenvolvimento acadêmico dos estudantes", destaca.

Projeto do prédio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI

O novo órgão terá psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, intérpretes de libras, tradutores e guias. E parte dos equipamentos necessários, como impressoras e máquinas braile, scanner com voz, kits de lupas e cadeira de rodas, já estão nas dependências da Universidade.

Fim do conteúdo da página