Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI integra programa internacional para pesquisas em biocombustível
Início do conteúdo da página

UFPI integra programa internacional para pesquisas em biocombustível

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí recebeu no Departamento de Química o pesquisador Faizal Bux, professor da Durban University of Technology e diretor do Institute for Water and Wastewater Tecnology, da África do Sul. O pesquisador é referência mundial em estudos sobre biocombustíveis. A visita integra as ações do Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul. O projeto foi aprovado em maio deste ano pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e consiste numa cooperação entre os três países para pesquisas em biocombustível.

Pesquisadores do programa internacional para pesquisas em biocombustível

O professor Faizal Bux veio ao Brasil acompanhado de um estudante de doutorado e outro de pós-doutorado na área de biocombustíveis da Durban University Technology. Nessa sexta-feira (05) serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da UFPI para o grupo de estudiosos da África do Sul.

Segundo o professor Faizal Bux, a energia básica que tem como fonte o petróleo está se esgotando e novas fontes energéticas precisam ser apontadas. "São três países em desenvolvimento e que tem experiências em áreas diferentes da pesquisa com biocombustível. A África do Sul trabalha com a biomassa de microalgas, a UFPI com a catálise e a Índia com a produção e caracterização do biocombustível. Essa cooperação vai permitir que os três países cresçam juntos nessa área e tenham visibilidade", afirmou o pesquisador.

Faizal Bux, pesquisador da Africa do Sul que coordena estudos na área de Biocombustíveis

Atualmente, são desenvolvidas pesquisas na UFPI para a produção de biocombustível a partir do óleo de babaçu, óleo de soja e óleo usado (proveniente de frituras).

A Prof.ª Dr.ª Carla Verônica Rodarte de Moura coordena o Laboratório de Biodiesel e Materiais junto com o Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura. Ela também desenvolve pesquisas em biocombustíveis há 10 anos na UFPI e será a coordenadora local do programa "Esse é o primeiro programa de cooperação internacional para pesquisas em biocombustível que a UFPI integra. Com essa cooperação, teremos mais pesquisas, produziremos mais e teremos mais trabalhos publicados em revistas de renome internacional. Tenho a impressão que o nosso curso dará um grande salto comesse programa", destacou a professora Carla Verônica.

Prof.ª Dr.ª Carla Verônica Rodarte de Moura lidera pesquisas na UFPI

 

Fim do conteúdo da página