Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sementes dos Saberes Agroecológicos realiza módulo com jovens beneficiados

Sementes dos Saberes Agroecológicos realiza módulo com jovens beneficiados

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve, na última sexta-feira (5), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG) para participar do Módulo I do Projeto Sementes dos Saberes Agroecológicos com estudantes de 18 municípios do Piauí. O projeto é realizado em parceria com a UFPI, FETAG e Escola Família Agrícola dos Cocais (EFA Cocais), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e conta com outras parcerias, como a EMBRAPA Meio Norte.

A ação visa contribuir com o desenvolvimento dos municípios envolvidos tendo a atuação de jovens em formação como educadores-educandos das juventudes das comunidades, no apoio ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, acesso aos mercados e desenvolvimento de produtos científico-tecnológicos que permitirão a profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em sua fala, o Reitor da UFPI destacou que a universidade está cumprindo o seu papel social de estar presente em todos os segmentos da sociedade. "Tudo o que depender da administração superior para que possamos ter o desenvolvimento do nosso estado em todos os sentidos, o resgate da dignidade de todos os jovens piauienses, de todos os setores, pode contar com nosso apoio. Estaremos dispostos a levar a universidade a todos os lugares que forem necessários para que a gente possa contribuir para o desenvolvimento econômico e também social desse estado", frisou.

Coordenador do Projeto, Profº Josenildo de Souza e Silva

O coordenador do projeto pela UFPI, professor Josenildo de Souza e Silva, esclareceu que a ação foi motivada pela divulgação do mapa do êxodo rural do jovem brasileiro, onde o Piauí aparece como principal local de migração de jovens rurais. "Debruçamos nessa realidade e mergulhamos na problemática de identificar as causas. Diante do quadro, surgiu o projeto que mescla ações de educação, pesquisa-participativa e de extensão rural. No âmbito da universidade, o projeto foi construído com o apoio dos sujeitos que buscam autonomia e emancipação. Continuaremos irmanados, porque acreditamos que juntos somos mais que somados", declarou.

O evento teve ainda a participação da secretária nacional da juventude rural da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Mazé Moraes; da vice-presidente da FETAG, Lucilene Ferreira; da representante da Escola Agrícola nos Cocais, Maria Alice; dentre outros convidados.