Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sementes dos Saberes Agroecológicos realiza módulo com jovens beneficiados
Início do conteúdo da página

Sementes dos Saberes Agroecológicos realiza módulo com jovens beneficiados

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve, na última sexta-feira (5), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG) para participar do Módulo I do Projeto Sementes dos Saberes Agroecológicos com estudantes de 18 municípios do Piauí. O projeto é realizado em parceria com a UFPI, FETAG e Escola Família Agrícola dos Cocais (EFA Cocais), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e conta com outras parcerias, como a EMBRAPA Meio Norte.

A ação visa contribuir com o desenvolvimento dos municípios envolvidos tendo a atuação de jovens em formação como educadores-educandos das juventudes das comunidades, no apoio ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, acesso aos mercados e desenvolvimento de produtos científico-tecnológicos que permitirão a profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em sua fala, o Reitor da UFPI destacou que a universidade está cumprindo o seu papel social de estar presente em todos os segmentos da sociedade. "Tudo o que depender da administração superior para que possamos ter o desenvolvimento do nosso estado em todos os sentidos, o resgate da dignidade de todos os jovens piauienses, de todos os setores, pode contar com nosso apoio. Estaremos dispostos a levar a universidade a todos os lugares que forem necessários para que a gente possa contribuir para o desenvolvimento econômico e também social desse estado", frisou.

Coordenador do Projeto, Profº Josenildo de Souza e Silva

O coordenador do projeto pela UFPI, professor Josenildo de Souza e Silva, esclareceu que a ação foi motivada pela divulgação do mapa do êxodo rural do jovem brasileiro, onde o Piauí aparece como principal local de migração de jovens rurais. "Debruçamos nessa realidade e mergulhamos na problemática de identificar as causas. Diante do quadro, surgiu o projeto que mescla ações de educação, pesquisa-participativa e de extensão rural. No âmbito da universidade, o projeto foi construído com o apoio dos sujeitos que buscam autonomia e emancipação. Continuaremos irmanados, porque acreditamos que juntos somos mais que somados", declarou.

O evento teve ainda a participação da secretária nacional da juventude rural da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Mazé Moraes; da vice-presidente da FETAG, Lucilene Ferreira; da representante da Escola Agrícola nos Cocais, Maria Alice; dentre outros convidados.

 

Fim do conteúdo da página