Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário Questão Social e as Políticas Públicas tem início nesta terça

Seminário Questão Social e as Políticas Públicas tem início nesta terça

Na tarde desta terça-feira (09), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a solenidade de abertura do Seminário Questão Social e Políticas Públicas em Tempos de Crise, no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Na ocasião, estiveram presentes o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação Prof. Dr. Helder Cunha, a Profa. Dra. Solange Maria Teixeira, a Coordenadora de Pós-Graduação Profa. Dra. Maria do Rosário, a Profa. Dra. Maria D'Alva Macedo, docentes, profissionais e estudantes de Serviço Social, assim como pesquisadores da área.

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação Prof. Dr. Helder Cunha dando início ao evento

O evento também será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, tem a organização do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI e visa proporcionar espaços de discussões sobre temas relacionados à questão social, questão urbana e as políticas públicas. Para que os estudantes possam debater juntamente com os palestrantes essas temáticas que estão repercutindo na atualidade.

Dra. Maria D'Alva Macedo mistrando a Conferência "Questão Social no Brasil Contemporâneo"

A Professora da Universidade Federal do Piauí, Dra. Maria D'Alva Macedo ministrou a Conferência de abertura intitulada "Questão Social no Brasil Contemporâneo", destacando a formação histórica do mercado de trabalho brasileiro e o papel que a sociedade vem assumindo na formação, implementação e no controle das políticas públicas.

Confira a Programação Completa:

09/12/2014

14:00- Conferência "Questão Social no Brasil Contemporâneo"
Prof. Dra. Maria D'Alva Macedo Ferreira (UFPI)

16:00- Conferência "Política Pública como enfrentamento da Questão Social"
Prof. Dra. Solange Maria Teixeira (UFPI)

10/12/2014

14:00- Mesa Redonda: "Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família)- Gestão e Impactos"
Prof. Dra. Mauricélia Lígia Neves Carneiro (SEMTCAS)
Adriana de Moura Elias Silva (SASC)
Maria de Jesus Lima (Associação de Mulheres do Promorar Sul)

16:00- Conferência "Pobreza e Desigualdade Social no Brasil"
Prof. Dra. Jaíra Maria Alcobaça Gomes

11/12/2014

14:00- Conferência "Entre a Questão Urbana e a Efetivação do Direito à Cidade".
Prof. Dra. Masilene Rocha Viana (UFPI)

16:00- Mesa Redonda- " O Estatuto da Cidade e suas formas de implementação em Teresina: regularização fundiária, acesso a terra urbanizada e saneamento".
Viviane Moura Bezerra (Consultoria de regularização fundiária da Moura Bezerra, consultoria e treinamentos, ex-secretária Municipal de Habitação e Regularização Fundiária).
Antônio de Sampaio Rameiro (Engenheiro da Agespisa)
Neide de Jesus de Carvalho (FAMCC)
Constance Jacob Melo (Secretaria Executiva de Planejamento Urbano da SEMPLAN).