Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bom Jesus: consultores do Santander e UNISOL visitam comunidades da ESEC

Bom Jesus: consultores do Santander e UNISOL visitam comunidades da ESEC

Área da Estação Ecológica

Como parte do cronograma do Prêmio Santander Universidades, nessa quinta-feira (11), os consultores do Banco Santander e Programa Universidade Solidária (UNISOL), Miguel Dall' Agnol (UFRGS) e Luiz Fernando Coelho de Souza estarão em Bom Jesus, onde farão visita de monitoramento às comunidades da Estação Ecológica (ESEC) de Uruçuí-Una, acompanhados da coordenadora da Estação Ecológica, Simone Kássia.

Será feita também uma reunião de apresentação das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) para a execução do projeto "Intervenção socioeconômica em Uruçuí-Una: O uso do buriti (Mauritia flexuosa L.) como potencial para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais da Estação Ecológica de Uruçuí-Una-PI", com a participação da direção do Campus e aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

A reunião será no Salão Nobre do Campus Professora Cinobelina Elvas, às 18h00min. Esta será a última visita de avaliação antes do término do projeto que será encerrado em março de 2015.

Projeto

O projeto "Intervenção socioeconômica em Uruçuí-Una: O uso do buriti (Mauritia flexuosa L.) como potencial para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais da Estação Ecológica de Uruçuí-Una-PI" é vencedor da 15ª edição do Prêmio Santander Universidade Solidária e está em vigor desde 2013. A ação tem como foco a geração de renda para os trabalhadores da Estação, por meio do aproveitamento do buriti, fruto nativo da região. É desenvolvido pela "Grupo PET Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Uma", do Campus de Bom Jesus da UFPI.

O buriti é fruto nativo da região

Estação Ecológica

A Estação Ecológica é uma Unidade de Proteção Integral (UPI), que abrange uma área de 135.000 hectares, criada por meio do decreto n.º 86.061/81, tendo por objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas do Cerrado. Está localizada entre os municípios de Santa Filomena e Baixa Grande do Ribeiro, Piauí, região sudoeste do estado. É cercada por grandes fazendas de monocultivo da soja transgênica e possui uma rica malha hídrica, formada por diversos riachos que, em conjunto com outros fatores, oferece condições para o surgimento de uma rica biodiversidade, tendo o buriti como espécie abundante na região. A planta é conhecida por sua importância como bioindicador de preservação florestal, conservação e da qualidade e quantidade de água.

Confira mais fotos da Estação Ecológica:

Vista da Estação Ecológica

Riacho da Prata