Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUEPES promove discussão sobre o Mais Médicos e Provab
Início do conteúdo da página

NUEPES promove discussão sobre o Mais Médicos e Provab

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na manhã desta quarta-feira (10) teve início a 3ª Supervisão territorial e a 1ª Supervisão do território entre rios do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O evento que está sendo sediado no auditório do Curso de Biologia, tem organização da Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES).

Mesa de Abertura do Seminário de discussão do Projeto Mais Médicos e Provab

Estiveram presentes na mesa de abertura, a coordenadora estadual do Provab e Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), Karoline Demes; a referência descentralizada do Ministério da Saúde (MS) do Provab/Mais Médicos, Lígia Borges; o apoio nacional do Ministério da Saúde do Provab/Mais Médios, Celmário Brandão; o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Bernardo Estáquio; a representante do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde (COSEMS), Patrícia Batista; a representante na Instituição do Superior do Projeto Mais Médicos para o Brasil, Prof.ª Dr.ª Dorcas Lamounier Costa; e o apoio institucional do Ministério da Educação PMMB/PI, Eliana Mendes.

A Conferência tem como objetivo discutir a implantação e o andamento do Mais Médicos e Provab nos municípios piauienses, sobretudo na área conhecida como "território entre rios", que engloba Altos, Cocal, entre outras cidades. "A gente tem um déficit enorme de assistência médica no nosso país, e o Projeto Mais Médicos e o Provab surgem como estratégias. O Mais Médicos conseguiu se inserir em locais relegados, com difícil acesso, e infra-estrutura de má qualidade. Com esses dois programas, nós conseguimos introduzir o atendimento médico em regiões, como comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais, e os resultados vêm sendo fantásticos", explicou Celmário Brandão.

Palestra com a Prof.ª Dr.ª Maria do Amparo Salmito

O Seminário que realiza uma supervisão dos resultados do Mais Médicos e Provab no Piauí, começou as atividades com a palestra "Ebola e Chikunguya", ministrada pela Prof.ª Dr.ª Maria do Amparo Salmito. A programação do evento terá duração até o final da tarde e contará com mais conferências e debates.

Fim do conteúdo da página