Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia primeira Paleo NE no Piauí

UFPI sedia primeira Paleo NE no Piauí

A 14ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Núcleo Nordeste (PALEO NE) será realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa é a primeira vez que o evento é realizado no Piauí. Segundo o Prof. Dr. Juan Cisneros, coordenador do evento na UFPI, o Piauí é muito rico em acervo de fósseis e Teresina possui a única floresta fóssil do mundo, o que torna o local mais interessante para os pesquisadores que participam do evento. "Teresina tem que prestigiar esse tema da paleontologia. Por isso, trouxemos esse evento pra cá, que reúne pesquisadores de todo o nordeste e até de outros estados que tem interesse na paleontologia do nordeste", destacou o professor.

A abertura do evento será nesta sexta-feira (12), às 9h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), com a participação da Orquestra Sanfônica de Teresina "Seu Dominguinhos" e a palestra "O registro Paleobotânico da Bacia do Parnaíba", proferida pelo professor Roberto Iannuzzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento começa no dia 12 e segue até o dia 14/12. A programação conta ainda com apresentação oral de trabalhos, em painéis, exposição de paleoarte, minicursos e mesa-redonda. No domingo, o grupo fará uma excursão de campo à Floresta Fóssil do Rio Poti, ao Paleovertebrados em Nazária, à Floresta Fóssil de Timon e ao Encontro dos Rios e Polo Cerâmico.

Com a realização do evento no Piauí, o professor Juan Cisneros espera que haja uma valorização maior do patrimônio paleontológico no estado. "A Floresta Fóssil de Teresina está muito impactada pelas obras de desenvolvimento, despejamento de esgoto, queimadas e fogueiras da pesca irregular. É um patrimônio muito valioso, único no mundo e ameaçado. É importante trazer pessoas que possam esclarecer a importância desse patrimônio para a comunidade de Teresina e do Piauí", finalizou o professor.

A programação e mais informações estão disponíveis no site do evento.