Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CsF: Estudante fala sobre sua experiência na Bucknell University

CsF: Estudante fala sobre sua experiência na Bucknell University

O estudante Tiago Gama Rodrigues, do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi um dos selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras e faz intercâmbio na Universidade Bucknell na cidade de Lewisburg, Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Universidade Bucknell

"O intercâmbio tem sido uma experiência excelente. Os professores sempre se colocam disponíveis para ajudar e sempre procuram a melhor forma de ensinar a disciplina. A universidade disponibiliza equipamentos de primeira qualidade que podem ser usados a qualquer hora do dia. Os laboratórios estão sempre abertos e possuem equipamentos modernos que auxiliam no aprendizado. Através deles, eu consigo aplicar o que aprendo em sala de aula de forma prática", relatou o estudante Tiago Gama.

"Os professores exigem bastante, passam quase que diariamente trabalhos e relatórios. Inclusive, em um dos trabalhos solicitados, desenvolvemos um vídeo que ficou em primeiro lugar em um concurso da universidade", disse o estudante.

Se para algumas pessoas a adaptação a uma nova cultura, clima e a distância familiar é um problema, para Tiago não foi um problema. "Os colegas daqui são bem receptivos. Logo nas primeiras semanas eles já se mostraram prestativos e suavizaram o pequeno choque de cultura. Qualquer problema que eu tivesse para me adaptar, eles se mostravam mais do que prestativos. A universidade oferece oportunidades para relaxar durante o tempo livre: academia, campos para praticar vários esportes como tênis, basquete, futebol, vôlei etc., paredes para escalada, concertos musicais, feiras com apresentações de diferentes culturas, peças teatrais, uma enorme biblioteca, com livros de vários gêneros e inúmeros filmes. Tudo disponível de graça", expôs.

Tiago (lado direito) em momento de lazer na universidade

"Além disso, há várias oportunidades para viajar e conhecer grandes cidades dos EUA e aprender mais e mais sobre essa cultura. Essa experiência, além de melhorar em muito meu inglês, com certeza irá ajudar na minha vida profissional mais tarde. Meu ano aqui mal começou e já sei que é uma das épocas mais marcantes da minha vida de inúmeras maneiras. Não há um momento em que me arrependa de ter decidido vir para cá. O único problema que vejo é ter que me despedir no fim do ano", contou o estudante que passará um ano nos Estados Unidos.

Tiago e a mãe, Beatriz Gama

Beatriz Gama Rodrigues, professora do Departamento de Letras da UFPI, mãe de Tiago Gama, não esconde sua emoção proporcionada pela conquista do filho. "Ser mãe de um bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras é ao mesmo tempo extremamente prazeroso e difícil. É muito prazeroso porque mães, em geral, desejam que seus filhos sejam felizes e bem-sucedidos e isso é proporcionado pela participação em um programa como o Ciência sem Fronteiras. Sei que meu filho está realizando seus sonhos e está tendo uma oportunidade maravilhosa, tanto acadêmica, profissional, quanto pessoal. Por outro lado, é muito difícil ficar tão longe de alguém que amamos tanto. No entanto, sabemos que criamos nossos filhos para altos voos e não dá para fazer isso 'debaixo de nossas asas'. Assim, fico muito feliz porque meu filho teve esta chance e espero que outros alunos também consigam participar do Programa para realizarem seus sonhos e conquistarem o que desejam", relatou a professora.

Sobre o Ciência sem Fronteiras

Segundo o Ministério da Educação (MEC) o programa possui 14.676 bolsas, disponíveis para vários países, parte delas ainda em processo seletivo. A meta é superar em investimento a marca de R$ 3.2 bilhões até 2015 e a utilização de até 75 mil bolsas, além de 26.000 bolsas concedidas com recursos da iniciativa privada. Portanto, no total o programa irá oferecer 101.000 bolsas a estudantes e pesquisadores no País e no Exterior, buscando promover intercâmbio e manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

Programa Ciência sem Fronteiras lança edital para inscrições (inscriçõies até dia 20/04/2012)

Confira o site do Ciência Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras: Alunos da UFPI realizam intercâmbio na Espanha