Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nomeados diretores da EBSERH

Nomeados diretores da EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), destinada à administração dos hospitais universitários federais e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em dezembro de 2011 e passa por processo de implantação.

A EBSERH foi criada pela Lei nº. 12.550, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 15 de dezembro de 2011 e o estatuto social da empresa foi assinado e publicado no dia 29 de dezembro de 2011, no Diário Oficial da União.

Em fevereiro deste ano, foi nomeado para ocupar o cargo de Presidente da empresa o ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), José Rubens Rebelatto. A nomeação foi feita por decreto da Presidente Dilma Rousseff, com publicação no Diário Oficial da União no dia 15 de fevereiro de 2012.

Para que haja a atuação prática da EBSERH, é necessário o cumprimento de várias etapas que visam ao atendimento de todas as prerrogativas legais, exigidas pela legislação brasileira.

Para dar continuidade a esse processo, depois de dois meses da nomeação do presidente, também foram nomeados os quatro diretores da EBSERH: Celso Fernando Ribeiro de Araújo, Walmir Gomes de Sousa, Garibaldi José Cordeiro de Albuquerque e Jeanne Liliane Marlene Michel. Todas as nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União do dia 16 de abril de 2012.

Após a nomeação do presidente e dos diretores, o próximo passo é a instalação dos Conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo da empresa. A EBSERH será a empresa responsável por administrar os recursos financeiros e humanos dos hospitais universitários das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A Empresa, embora seja vinculada ao MEC, tem personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio.