Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula Inaugural de Enfermagem recebe os novos alunos do curso

Aula Inaugural de Enfermagem recebe os novos alunos do curso

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (09), a Aula Inaugural e a Cerimônia da Lâmpada do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A cerimônia visa receber os alunos ingressantes, por meio do evento que constitui um símbolo para o curso. A solenidade foi realizada no Auditório Carlota Lins.

Mesa de honra da Aula Inaugural

Estiveram presentes na mesa de honra, a Chefe do Departamento de Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Silvana Santiago da Rocha; a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Fernanda Valéria Avelino; a Prof.ª Dr.ª Inêz Sampaio Nery; e o presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, Diogo Barros.

Prof.ª Dr.ª Maria Zélia Madeira

Na ocasião, a Prof.ª Dr.ª Maria Zélia Madeira ministrou a palestra "Segurança do paciente cirúrgico", que tratou a necessidade de alguém que se submeterá a este procedimento conhecer os riscos. "Hoje a assistência ao paciente constitui um assunto de extrema importância, porque tem um acompanhamento dele, no momento em que adentra em um hospital. Desde 2004, por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi verificado que há um risco grande aos enfermos que irão se submeter a um procedimento cirúrgico. No ambiente hospitalar, o paciente sofre perdas, há incidências de infecções, cirurgias desnecessárias, entre outros casos, e nesta palestra proponho uma discussão, além do esclarecimento de algumas dúvidas", destacou.

Tradicional cerimônia da lâmpada

Para o encerramento do evento é realizada a tradicional cerimônia da lâmpada, que é marcada pela passagem do objeto por alunos veteranos que estão encerrando o curso para os novatos. A simbologia da luz faz referência ao conhecimento e humanismo necessários ao profissional.

Os alunos ingressantes veem a aula inaugural como a oportunidade de conhecer melhor o curso de Enfermagem. "Quando nós estamos fora temos uma imagem totalmente diferente de quando entramos no curso, então o evento de hoje é propício para os estudantes calouros poderem se situar e conhecer melhor a estrutura e o que o curso tem a nos oferecer", ressaltou Lucas Ferrari, estudante ingressante no curso de Enfermagem.