Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aulas práticas do curso de Confeiteiro ofertadas pelo CTT são iniciadas
Início do conteúdo da página

Aulas práticas do curso de Confeiteiro ofertadas pelo CTT são iniciadas

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Prof. Dr. José Bento de Carvalho, Diretor do CTT; Edinaldo Mousinho, Coordenador do PRONATEC e alunas do curso de Confeiteiro

Foram iniciadas na tarde desta segunda-feira (09), no Colégio Técnico de Teresina (CTT), as aulas práticas do curso de Confeiteiro. O curso faz parte do Projeto Mulheres Mil, uma parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), e visa a profissionalização de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Na fase inicial das atividades as alunas tiveram aulas teóricas como disciplina de cooperativismo, empreendedorismo, economia, matemática e linguagens, para que possibilitasse a inserção no mercado trabalho, facilitando a criação de uma cooperativa montada por elas.

Nesta segunda etapa, as aulas terão acesso a parte prática em duas fases, a primeira voltada para produção de alimentos salgados, e a segunda para produção de doces. Como explica o professor Bruno Leonardo, gastrônomo responsável pela parte de salgados "a gente vai tentar passar pra elas, pizzas, massas caseiras, a parte de tortas salgadas e depois eu já entro um pouquinho pra parte de biscoito, que a gente aqui tá tentado profissionalizá-las na área mesmo de confeitaria e de salgados, para que possam produzir adequadamente, de forma que elas tenham uma manipulação correta, para que sejam alimentos seguros e claro, com bastante qualidade".

 Prof.ª Ms. Rita Magalhães, Coordenadora do Projeto Mulheres Mil

A Coordenadora do Projeto Mulheres Mil, Prof.ª. Ms. Rita Magalhães, fala sobre a finalidade do projeto : "O objetivo é que no final elas montem uma cooperativa e fossem trabalhar juntas, dentro da comunidade, para vender esses serviços e ter a renda familiar melhor". Maria Judite de Jesus, aluna do curso, falou sobre a experiência no curso: "a experiência aqui é ótima, no dia-a-dia cada vez a gente aprende mais e quando terminar o curso pretendo trabalhar em uma cooperativa". afirmou.

Alunas do Curso de Confeiteiro em aula prática

Para a realização das aulas práticas o Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Prof. Dr. José Bento de Carvalho, concedeu um espaço do CTT, que foi inteiramente reformado e montado para o curso de Confeiteiro, o que possibilita a realização de outros cursos no espaço, como ressaltou o coordenador do PRONATEC, Edinaldo Mousinho: "Pretendemos continuar esses cursos nessa nova pactuação de 2015, vamos solicitar ao Ministério da Educação (MEC) mais vagas, no momento estamos com 60 vagas, mas a gente pretende ampliar nesse ano de 2015, não só ampliar o número de vagas, mas também os cursos. Com essa estrutura já tá montada a gente pretende montar mais curso nessa área de produção alimentícia" disse.

Fim do conteúdo da página