Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU realiza palestras para marcar o Dia Internacional da Mulher

HU realiza palestras para marcar o Dia Internacional da Mulher

Promover o bem estar e a qualidade de vida. Este foi o objetivo da programação que marcou o Dia Internacional da Mulher no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HUPI), realizada no período de 4 a 6 deste mês, abrangendo atividades como palestras, alongamento físico e relaxamento.

A programação, dirigida especialmente às usuárias dos serviços do HUPI, foi organizada pelo Setor de Saúde da Mulher, em parceria com a Divisão de Enfermagem e os serviços de Nutrição e Educação Física do hospital. "Além de marcar uma data importante no cenário mundial - o dia Internacional da Mulher, a programação sinaliza a preocupação central do Setor de Saúde da Mulher do HU, que é promover o bem estar da usuária de nossos serviços", ressalta a enfermeira Lígia Maria Cabedo Rodrigues, integrante da comissão organizadora do evento.

De acordo com a enfermeira Paula Rejanny da Costa Santos, a realização dessas atividades também permite uma maior aproximação da equipe do HU com as pacientes. "É uma oportunidade para interagirmos melhor com a paciente, de ouvi-la e de valorizá-la neste ambiente", pontua Paula Rejanny. Cerca de 150 mulheres, usuárias dos serviços prestados pelo HUPI, participaram das palestras sobre orientação nutricional para prevenção da tensão pré-menstrual e alimentação no climatério, fase que marca a transição fisiológica do período reprodutivo para o não reprodutivo na mulher. "Uma boa alimentação pode ajudar muito na qualidade de vida da mulher, principalmente na atualidade, momento em que a mulher assume diversas atividades, como o trabalho fora de casa, os cuidados com a família e com seu lar", explica a nutricionista Anita Moreira Ramos. Após as palestras, houve sorteio de brindes entre as participantes.

A programação que marca o Dia Internacional da Mulher no HUPI inclui, ainda, uma palestra dirigida às funcionárias do hospital, que acontecerá nesta quarta- feira (11), sob coordenação da Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME). A palestra será ministrada pela professora Zélia Madeira, enfermeira e Chefe da UPME.