Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de estudo para avaliar obesidade infanto-juvenil

UFPI participa de estudo para avaliar obesidade infanto-juvenil

"O Saycare Study parte de uma temática de avaliar a obesidade em crianças e adolescentes, entre as idades de 3 a 18 anos de idade. E a partir desse estudo inédito, conhecer o panorama da América do Sul", a afirmação é do coordenador do Programa no Piauí, Dr. Leonardo Torres-Leal, professor do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O estudo é desenvolvido por seis países da América do Sul, sendo eles Argentina, Chile, Peru, Uruguai e Colômbia, além do Brasil, dos quais participam os estados de São Paulo e Piauí.

Treinamento realizado no Setor de Esportes da UFPI

Na manhã de hoje (11) foi realizado no Setor de Esportes da UFPI, um treinamento com os participantes do programa sobre os métodos que serão aplicados no Colégio Notre Dame, parceiro no estudo. "Esse treinamento é importante para que seja feita uma normatização dos métodos que serão aplicados durante todo o estudo. Através da aplicação das avaliações à tarde na escola, poderemos verificar a padronização dos avaliadores e avaliar se todos estão aplicando as avaliações de maneira correta", destaca o professor e coordenador do projeto.

Integrantes do "Saycare Study"

Para o Prof. Dr. Leonardo Torres-Leal, o estudo é importante para a comunidade, pois além de ser pioneiro na América do Sul, vai permitir uma análise dos resultados obtidos nos estados do Piauí, como representante do Nordeste e São Paulo, como representante do Sudeste. "O crescimento da obesidade no mundo é alarmante, mas os obesos de hoje em dia são obesos adultos. E o que estamos percebendo é que está havendo uma antecipação dessa obesidade para fase da infância e adolescência, ocasionando doenças como a hipertensão", finaliza o professor.

O projeto propõe ainda a realização de um piloto entre os meses de maio e setembro contemplando os seis países participantes do estudo, para que exista uma uniformidade nas avaliações que serão feitas.