Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe Exposição de Gravuras ITA-BRA.PEP

UFPI recebe Exposição de Gravuras ITA-BRA.PEP

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebe desde o dia 23 de março, a Exposição de Gravuras "ITA-BRA.PEP". O evento é um intercâmbio entre os artistas da UFPI, vinculados ao Núcleo de Estudos de Práticas de Gravura do Piauí (NUGRAPPI), e artistas italianos. A ITA-BRA.PEP surgiu com a finalidade de compartilhar e criar uma rede de artistas entre os dois países.

Idealizado e coordenado pela professora de Gravura do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, Iolanda Carvalho, juntamente com a artista e pesquisadora Mimma Maspole, que desenvolve trabalhos em xilogravura e calcogravura e pesquisas em outras linguagens artísticas na Accademia Carrara di Bergamo, na Itália, o evento tem como objetivo dar visibilidade e desenvolver pesquisas sobre gravura, compartilhando e criando uma rede de artistas entre os dois países.

Artista Cláudia Freire, uma das organizadoras da exposição

No local, estão sendo expostas vinte obras de artistas brasileiros e italianos. A artista Cláudia Freire, uma das organizadoras da exposição, destaca a importância do intercâmbio. "Os artistas italianos utilizam técnicas diferentes, experimentais, mas apreciam muito nossa técnica, a xilogravura. Esse intercâmbio tem justamente a função de possibilitar essa troca de experiências", pontua.

Público confere exposição

Toda a comunidade que frequenta a Biblioteca tem acesso à exposição. O estudante Eduardo Santos, se interessou pelo conteúdo ali exposto. "Achei bem interessante e diversificado, pois foge um pouco da regra de falar em seca, como vemos nos cordéis. E pude observar que os materiais utilizados nas gravuras são diversificados", avalia.

Aberta à toda a comunidade, a exposição ITA-BRA.PEP, pode ser apreciada até amanhã (28), na Biblioteca Comunitária Carlos Castelo Branco.