Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Comunicação Social realiza trote solidário com plantio de mudas

Curso de Comunicação Social realiza trote solidário com plantio de mudas

Na manhã de hoje (13), os calouros do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram de uma ação desenvolvida pelo Projeto "Consciência se planta", vinculado ao Grupo Ambientalista "Os Verdes do Piauí", com o plantio de 15 mudas na praça do Departamento de Comunicação Social, no Centro de Ciências da Educação (CCE). A ação faz parte da programação da Semana do Calouro de Comunicação Social, evento realizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS).

Participaram do plantio, membros do Grupo Ambientalista "Os Verdes do Piauí", calouros, veteranos e membros do CACOS. Na ocasião, o grupo ministrou uma palestra de Educação Ambiental, logo em seguida, foram plantadas 15 mudas de Ipê Mirim e Neem Indiano. A estudante Aline Guimarães, caloura, elogia a iniciativa. "Preocupada com o meio ambiente, fiquei feliz em ter participado da ação. Plantei, e adotei uma plantinha, me comprometendo a cuidar dela", afirma a estudante.

Kaio Campelo, Coordenador Geral do Projeto "Consciência se Planta", ressalta a importância da iniciativa de realizar um plantio como forma de boas-vindas aos alunos ingressantes. "A ideia segue um padrão de arborização e paisagismo da própria Universidade, contando com o total apoio da Prefeitura Universitária (PREUNI). Uma ação como essa, além de transmitir a ideia de responsabilidade social e compromisso ambiental, contribuindo com a parte paisagística da Universidade, insere outra visão de UFPI para o calouro, gerando nele um comprometimento para com o meio ambiente, logo no seu ingresso ao curso", destaca o Coordenador do Projeto.

Para a Coordenadora do CACOS, Isadora Nascimento, a intenção é integrar os calouros, ao mesmo tempo dotando-os de uma conscientização logo no início do curso. "Nas conversas e reuniões preliminares, onde planejávamos a Semana do Calouro, concluímos que seria interessante reservar um espaço para que eles pudessem desenvolver essa atividade que é uma alternativa ao nosso trote já tradicional, e para que houvesse um momento de maior integração entre os calouros e o curso durante essa Semana do Calouro. Essa arborização, além de cumprir um papel de integração, vai melhorar nosso espaço, trazendo futuramente sombra, e amenizando o calor", enfatiza.

Semana do Calouro

As atividades da Semana do Calouro foram iniciadas no dia 09 de março com uma programação voltada para as mais diversas áreas da Comunicação Social. Fizeram parte da programação oficinas de fotografia, arte urbana e edição de vídeo, apresentações de documentários, bem como palestras com profissionais renomados da imprensa local.

A programação se encerra hoje com a relização de uma Calourada, às 19 horas, em frente ao Centro Acadêmico do curso. O evento contará com a participação de bandas locais, exposições artísticas, entre outras atividades.