Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia do Ouvidor: UFPI organiza seminário sobre a Ouvidoria Universitária

Dia do Ouvidor: UFPI organiza seminário sobre a Ouvidoria Universitária

Melhorar a qualidade do diálogo entre seus servidores e facilitar a comunicação entre a comunidade acadêmica no seu sentido mais amplo, esses são objetivos da Ouvidoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que nesta segunda (16/03) comemora o Dia do Ouvidor. Alusivo a isso, durante todo o mês de março, o órgão está intensificando suas atividades e divulgando as atuações da Ouvidoria.

Para fomentar essas ações, será realizado um seminário sobre "A Importância da Ouvidoria Universitária", em parcerias com professores de todos os câmpus. Na oportunidade, serão abordados tópicos importantes, como: O que é a Ouvidoria, quais os objetivos, como funciona, para quem é destinada, principais dificuldades e os desafios do setor, além de apresentar depoimentos de pessoas que tiveram suas demandas atendidas.

Outro assunto que será abordado no seminário é a integração da UFPI na rede de ouvidorias, seguindo instrução normativa da OGU - Ouvidoria-Geral da União, de 5 de novembro de 2014, que entrou em vigor no último dia 6 de março de 2015. O estabelecimento de prazos, as instruções normativas mais atuais que disciplinam o procedimento da administração pública, as demandas de ouvidoria, também serão apresentados no seminário.

Prof.ª Maryneves Saraiva de Arêa Leão, ouvidora universitária

"Queremos levar para os diversos campi e para as salas de aula dos professores que aceitarem essa parceria com a ouvidoria, para que essa cultura de cidadania seja realmente reforçada dentro da Instituição, no sentido de respeitar todo o cidadão com suas demandas de forma pró-ativa, sejam elas de que natureza forem", ressalta a ouvidora universitária, Prof.ª Maryneves Saraiva de Arêa Leão.

A Ouvidoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi instituída em 2009 e com ela surgiu um canal que permite a participação mais efetiva do cidadão, facilitando um fluxo com a comunidade interna e externa. O órgão pode ser contatado pelo telefone (86) 3237-2104 ou no link.

Dia 16 de março: Dia do Ouvidor

No dia 16 de março é comemorado o Dia Internacional do Ouvidor. Esse profissional visa à melhoria da qualidade dos serviços prestados e o resgate da cidadania, sendo mediador e eficaz na busca de soluções de conflitos extrajudiciais, sem caráter administrativo, executivo ou judicativo, que possibilita ao usuário a manifestação de sua opinião, por meio de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, críticas e elogios sobre a prestação dos serviços públicos, visando garantir os direitos dos usuários, concretizando, assim, além do princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações.