Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Técnico de Floriano firma parceria com IF do Espírito Santo
Início do conteúdo da página

Colégio Técnico de Floriano firma parceria com IF do Espírito Santo

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) recebeu os professores Wilson Souza e Nilson Araújo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O objetivo da visita foi concretizar a parceria entre as duas unidades de ensino técnico para troca de conhecimento e tecnologia. "Esta parceria é importante por possibilitar um estágio futuro de nossos alunos naquela considerada Instituição, em áreas onde eles são referência, tais como piscicultura e bovinocultura leiteira", destacou o Diretor do CTF, professor Aroldo de Carvalho Reis.

Reunião com o Diretor do CTF Aroldo Reis, Médico veterinário do CTF João Mendes e os professores Nilson Araújo e Wilson Souza do IFES

Troca de Tecnologias

A visita serviu também para troca de material genético. Os professores do IFES trouxeram uma bezerra holandesa que foi doada ao CTF/UFPI. Segundo o médico veterinário do CTF/UFPI, João Mendes, essa doação é importante por se tratar de um animal geneticamente superior ao rebanho bovino mantido na Instituição piauiense. "Este animal será usado futuramente para a técnica de produção in vitro de embriões - PIV, através da qual serão aspirados os óvulos desta fêmea, produzidos embriões em laboratório e inovulados em nossas vacas, melhorando assim geneticamente o nosso rebanho", esclareceu.

Professores Nilson Araújo e Wilson Souza do IFES, João Mendes médico veterinário do CTF com a bezerra holandesa doada ao CTF.

O CTF/UFPI doou duzentas doses de sêmen ovino da raça Santa Inês para o IFES. Segundo o professor Nilson Araújo, a ovinocultura ainda é uma atividade em fase de implantação na Instituição capixaba. "O sêmen levado daqui será muito útil para o melhoramento genético do rebanho, bem como para o treinamento da técnica de inseminação artificial em ovinos, ainda pouco difundida na instituição", declarou.

Fim do conteúdo da página