Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > DEFE/CCE comemora 40 anos

DEFE/CCE comemora 40 anos

A abertura da Jornada Memória do DEFE/CCE - 40 anos: Produzindo Conhecimento Crítico e Compartilhando Saberes, foi marcada por uma aula inaugural, com o professor Antônio Ferreira de Sousa Sobrinho. A aula revisitou o passado da educação piauiense, destacando a história da Faculdade Católica de Filosofia do Piauí, a criação da Universidade Federal do Piauí, do Centro de Ciências da Educação e do Departamento de Fundamentos da Educação, destacando grandes nomes que contribuíram para a educação do Estado. A Jornada teve início nesta quinta-feira (19) e segue até amanhã (20).

Chefe do DEFE, Prof.ª Dr.ª Edna Maria Magalhães do Nascimento

A programação de hoje teve ainda homenagens aos professores e servidores ativos, aposentados e já falecidos que marcaram a história do Centro e do Departamento. Segundo a Chefe do DEFE, Prof.ª Dr.ª Edna Maria Magalhães do Nascimento, a comemoração desses 40 anos e a atuação das pessoas que fizeram essa história é um marco na educação piauiense. "Representa uma trajetória longa, de muitas lutas, sacrifícios, conquistas e um legado que essa geração deixa para nós da atualidade e para gerações futuras. Tem toda uma memória histórica da organização do ensino superior no Piauí. Para nós é um legado importante, por que o embrião do CCE e do DEFE foi a Faculdade de Filosofia e muitos professores dessa época estão entre nós, atuando e outros aposentados", destacou.

Carminda Luzia Fonseca recebeu o certificado de honra das mãos da professora Nadir Nogueira

Foi prestada homenagem também ao professor Mariano da Silva Neto, em memória, que dá nome ao Centro de Ciências da Educação. A viúva do educador, atual Chefe de Gabinete da Reitoria da UFPI, Carminda Luzia Fonseca, recebeu das mãos da Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, o certificado de honra.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Outra homenagem foi feita para a Vice-Reitora, que também recebeu o certificado de honra pelo incentivo dado às ações do Centro. Em sua fala, a Vice-Reitora parabenizou a todos que construíram e que dão continuidade à história do DEFE/CCE e agradeceu a homenagem. "É um momento que a UFPI comemora os 44 anos e a história do Centro se confunde com a história da Universidade. O Centro foi instalado com uma proposta de trabalhar a educação. Um grande desafio, uma grande responsabilidade e também um grande parceiro de todos os gestores que passaram por essa Instituição em busca de uma educação com qualidade, trabalhando não só na formação, mas qualificação de profissionais licenciados que trabalham na educação. Eles têm assumido projetos arrojados e de responsabilidade social. Observa-se de forma muito marcante a ação no ensino, na pesquisa, na pós-graduação e na extensão", destacou.

Prof. Dr. José Augusto de Carvalho, Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE)

O Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, destacou contribuição do CCE e do DEFE para a educação piauiense. "A importância está associada com a contribuição que essa unidade de ensino tem prestado ao estado do Piauí com a formação de milhares de professores para a educação básica. Formamos pedagogos, professores de diferentes áreas e damos apoio à formação pedagógica dos professores dos cursos de licenciatura dos Centros de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Letras. Também formamos pesquisadores a nível de mestrado e doutorado na área da educação, além do Mestrado em Comunicação", ressaltou.

A programação segue na tarde de hoje e conta com debate e atividade cultural, com uma exposição fotográfica. Amanhã, serão realizados mesa, debate, painel, homenagens e lançamento de livros. Acesse aqui a programação completa.