Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Congresso de Educação Física abordará dança, esporte, nutrição e PSF

Congresso de Educação Física abordará dança, esporte, nutrição e PSF

Cada vez mais eclética, a educação física e seu uso nos mais diversos ramos de atividade serão o ponto central da 7ª edição do Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física (FIEP), que acontecerá de 09 a 12 de maio, no setor de Esportes da Esportes da Universidade Federal do Piauí. O evento terá cursos que abordarão o exercício da educação física em áreas distintas como o Programa Saúde da Família, esportes, nutrição, dança, monografia e fisiologia na escola.

Serão ao todo dez cursos, a maior oferta já realizada num congresso de educação física no Piauí. Segundo a professora Leonor Palha Dias, delegada regional da FIEP e uma das organizadoras do evento, o aumento do número de cursos ocorreu pela grande procura no ano passado, quando o número de participantes superou a expectativa. "O congresso está crescendo a cada ano e por isso tem que acompanhar a demanda dos participantes. Queremos dar mais opções para os profissionais e estudantes, para que escolham o que melhor se encaixam no seu horário", explicou a professora.

Há desde a participação do educador físico para a promoção da saúde através do Programa Saúde da Família, passando por ginástica da academia, pelo novo conceito de esporte (tchoukball, o esporte da paz), pela importância na nutrição na atividade física, até chegar ao futsal, dança de salão, recreação e orientações sobre monografia e TCC. "Há opções para todos os gostos. Os professores são de alto nível", diz o professor David Emérito, que também integra a organização do evento.

Dentre os dez cursos oferecidos, dois devem chamar a atenção pelo ineditismo. O primeiro deles é Tchoukball, o esporte da paz. A modalidade une handebol, voleibol e pelota basca, mas não permite contato físico entre os atletas. O segundo é a dança de salão apresentada pelo coreógrafo Marcelo Grangeiro, que ficou famoso em 2010 por ser finalista do quadro "Dança dos Famosos", do programa Domingão do Faustão da Rede Globo, juntamente com a atriz Sharon Menezes. O bailarino irá ensinar tango, salsa, zouk, forró, samba de gafieira, bolero e soltinho no curso "Dança de salão no baile e na escola: como diversão e como mecanismo educacional".

Paralelamente ao Congresso, acontecerá o 7º Encontro Interdisciplinar de Educação Física, com o tema "Descobrindo caminhos através da música, das atividades físicas, recreativas e cognitivas". No encontro, que também será realizado no setor de Esportes da UFPI, serão apresentados trabalhos científicos de alunos e professores nas áreas de formação profissional, mercado de trabalho, fisiologia, área epistemológica e ética, fitness, personal, lazer, recreação, fisioterapia, nutrição, enfermagem em geral e outras áreas.

As inscrições podem ser feitas retirando a ficha pela internet no site www.fiep-pi.com.br ou através dos divulgadores, nas coordenações de Educação Física da UFPI, Universidade Estadual do PiauÍ e Faculdade Santo Agostinho, Novafapi, Aliança e IESM.

Para participar de até três cursos, o valor custa R$ 70,00 e, no dia do evento, caso ainda haja vagas, será de R$ 80,00. Todas as informações sobre os dois eventos (Congresso e Encontro) estão no site www.fiep-pi.com.br.

Para mais informações: 8821-9222