Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o programa caminhadas na natureza

Inscrições abertas para o programa caminhadas na natureza

A Universidade Federal do Piauí, através do Curso de Turismo e da Empresa Júnior de Turismo ROTAS, em parceria com a Confederação Brasileira de Caminhadas (ANDABRASIL), REDE TRAF, ONG COSPE (Itália), GRÁFICA CIRCULANDO, PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHA GRANDE e a ILHA TURISMO (receptivo local), comunica a abertura das inscrições para o Programa Caminhadas na Natureza, com o Circuito Ilha Grande - PI, que ocorrerá no dia 12 de maio de 2012. A inscrição é gratuita e a concentração será a partir das 07 horas da manhã no Porto dos Tatus, em Ilha Grande-PI.

O local para a realização das inscrições será em frente ao Auditório da UFPI (Campus Parnaíba-PI), nos seguintes dias e horários:

Segunda-feira: 14h - 18h
Terça-feira, quinta-feira e sexta-feira: 8h - 12h e 14h-18h

Caminhadas na Natureza são marchas populares realizadas mundialmente pela Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), e nacionalmente pela Confederação Brasileira de Caminhadas (ANDA BRASIL), com o objetivo de promover a saúde pública e a interação entre os povos através da prática de esportes ao ar livre. Esportes populares são aqueles não competitivos que podem ser praticados por todos indistintamente e em todos os meses do ano. Caminhadas, ciclismo e natação são exemplos destes esportes.

Segundo o Prof. MSc. Rodrigo de Sousa Melo, professor do Curso de Turismo da UFPI: "Os circuitos do Programa Caminhadas na Natureza são em formato circular, com distância mínima de 10 km, sinalização internacional, e sem nenhum custo para o participante. No final da caminhada, o participante recebe um caderneta internacional com o carimbo de participação no circuito, a qual pode ser utilizada em qualquer outro circuito do programa".

Ao longo da caminhada os participantes poderão conhecer paisagens características do meio natural local, como dunas, lagoas, rios e manguezais, e interagir com a comunidade local, através do artesanato e da gastronomia típica. No local, os participantes encontrarão uma estrutura completa de apoio, com a presença de técnicos de enfermagem, educadores físicos, e equipe do corpo de bombeiros.

Antes do início da caminhada, serão plantadas mudas de espécies nativas no local, como forma de reduzir a emissão de gases poluentes causada pelo deslocamento dos participantes até o local do evento.

Para Webson Bruno, representante da Empresa Junior de Turismo ROTAS, o evento proporcionará aos participantes uma oportunidade única de conhecer a biodiversidade local, a produção de artesanato e gastronomia da comunidade, e no incentivo ao desenvolvimento de atividades físicas através da prática de esportes ao ar livre.

Dicas para a caminhada:

Para uma caminhada confortável, saudável e segura, damos as seguintes sugestões:
• Levar água ou comprar ao longo do percurso nos postos de controle.
• Usar protetor solar é fundamental, pois grande parte do percurso será feito ao ar livre.
• Utilizar roupas leves e confortáveis, lembre-se, estamos numa região de clima quente, por isso o uso destas roupas pode tornar a caminhada mais agradável.
• Escolha um calçado adequado para caminhadas em ambientes naturais (EX: antiderrapantes), além de meias para evitar a formação de bolhas nos pés.
• Recomendamos também o uso de chápeus ou bonés, e óculos escuros.
• O participante deve levar sacos para colocação do lixo gerado, pois com isso você estará contribuindo com a conservação da natureza.
• Leve mochilas ou bolsas para em caso de compra de produtos orgânicos e artesanato local ao longo da trilha você possa guardá-los .
• Leve sua máquina fotográfica para registrar este belo passeio na cidade de Ilha Grande.